Quero fazer engenharia de controle e automação (mecatrônica), gostaria de saber o perfil deste profissional. Tenho conciência de que matemática vai ser de cabo a rabo no curso, mas apenas deduzo não sei ao certo como realmente é. Não sou um gênio em matemática ou física mas gosto muito da área de engenharia, principalmente de automação, qual o perfil deste profissional, o que ele faz no seu dia a dia e o que devo prezar mais?
Engenharia de controle e automação é bem diferente de Mecatronica.
Controle e automação trata de automatizar processos industriais complexos, geralmente está relacionada a processos contínuos de produção.
Mecatronica está relacionada a controle de movimentos em máquinas, robotização, etc.
São correlatas, mas diferentes.
Em qualquer dos casos, a física e a matemática são pilares importantes para o profissional que vai trabalhar nestas áreas. Mas nada que exija genialidade ou conhecimentos extremos!
Orkut deve começar a ser pago neste ano:
http://jornalolharbrasileiro.blogspot.com/2010/11/orkut-sera-pago-verdade-ou-mentira.html
Justin Bieber é pego com mão na bunda de sua namorada:
http://jornalolharbrasileiro.blogspot.com/2011/01/imagens-mostram-justin-bieber-no-maior.html
Critica: Habbo hotel um jogo consumista e preconceituoso:
http://jornalolharbrasileiro.blogspot.com/2010/12/habbo-hotel-um-jogo-consumista-e-e.html
Confira a lista do msn de alguns famosos:
http://jornalolharbrasileiro.blogspot.com/2010/12/confirao-lista-do-msn-de-alguns-famosos.html
Defesa de médico de Michael Jackson alegará que cantor cometeu suicídio:
http://jornalolharbrasileiro.blogspot.com/2010/12/o-medico-de-michael-jackson-alegara-que.html
Confira as audiências da TV nos primeiros dias de 2011:
http://jornalolharbrasileiro.blogspot.com/2011/01/confira-as-audiencias-da-tv-nos.html
Engenharia de Controle e Automação
É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.
CONTROLE E AUTOMAÇÃO OU MECATRÔNICA?
As duas engenharias partem, originariamente, de três áreas principais: mecânica, elétrica e computação. A diferença fundamental entre elas está na ênfase colocada em cada uma dessas três áreas. Enquanto a Engenharia Mecatrônica parte de uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação parte de uma base elétrica, com bastante ênfase em controle e automação. Antes de optar por um curso, preste atenção nessa questão e confira a grade curricular e a ênfase dada.
O mercado de trabalho
Toda indústria, atualmente, tem alguma forma de automação, de um sistema simples aos mais elaborados. Isso facilita para esse engenheiro encontrar vagas. Além disso, o atual momento econômico do país impulsionou os investimentos, e as indústrias estão trabalhando a todo o vapor, demandando mais profissionais. Esse bacharel pode atuar em diversos setores, desde o petroquímico, passando por tecnologia da informação, até de alimentos. Ele é contratado pelas empresas para atuar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos. Também pode gerenciar projetos de automação, fazer adaptação de softwares e banco de dados. O melhor caminho para entrar nas grandes indústrias é o estágio. “As companhias procuram os alunos para formar os profissionais. Assim, eles se adaptam a trabalhar dentro daquele ambiente, conhecem detalhes do funcionamento da empresa, os métodos específicos utilizados, e depois são contratados”, afirma Eduardo Lobo Lustosa Cabral, coordenador do curso da Mauá. A maior quantidade de empregos ainda está no eixo Rio-São Paulo. Nas indústrias que migraram para cidades do Nordeste também há possibilidade de vagas.
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).
O curso
Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. Nesse curso, o aluno também estuda no início lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro ano, misturam-se as disciplinas de engenharia mecânica, eletrônica e computação. Em mecânica, você estuda termodinâmica, elementos de máquinas e processos químicos, metalúrgicos e automotivos, entre outros. Em eletrônica estão matérias como eletrônica analógica e digital e na área de computação, aulas de estrutura de dados e sistemas de informação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Duração média: cinco anos. Outros nomes: Eng. de Autom.; Eng. de Autom. e Contr.; Eng. de Autom. e Contr. – Mecatr.; Eng. de Autom. Ind.; Eng. de Contr. e Autom. (mecatr.); Eng. de Contr. e Autom. de Processo; Eng. de Contr. e Autom. Ind.; Eng. de Contr. e Autom. Mecatr.; Eng. de Controle e Automação (mecatrôn.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. e contr.); Eng. Ind. de Contr. e Autom.; Eng. Mecân. (contr. e autom.); Eng. Mecân. (ênf. em mecatr.); Eng. Mecân. Mecatrôn.; Eng. Mecatr.
O que você pode fazer
Automação comercial e domótica
Projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios comerciais e em residências, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos.
Automação industrial
Desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias. Manipular robôs industriais.
Bioprocessos
Projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia.
Informática
Projetar sistemas de informação e bancos de dados. Programar equipamentos automatizados.