Tive um relacionamento de apenas dois meses com uma pessoa, rompi com ela quando descobri que com apenas 21 anos ela ja era mae solteira de TRÊS filhos. Ironia do destino é seis meses depois ela me liga dizendo que estava gravida de mim. Ja faz 12 anos isso, e pago pensao em dia, sempre em torno de 40% de um salario minimo. Nos ultimos tempos ela começou a mandar a filha me encomodar para pagar outras contas da menina. Quais são as minhas obrigações?
eita vamos ler direito 40% do salario minimo……..pessoal..
suas obrigações é o que a lei manda, se tiver algo mais é presente.
e se ela pedir revisão esses presentes demonstra que vc tem condições de dar mais..portanto cuidado.
MAS QUE TRANQUEIRA VC PEGOU RAPAZ.
PRIMEIRO VC TEM QUE VERIFICAR SE ESTA FILHA É SUA MESMO.
PELO JEITO VC DEVE ESTAR BANCANDO PENSÃO DA FILHA DE OUTRO…
DEPOIS VÁ DISCUTIR VALORES NA JUSTIÇA.
40 por cento de um salário mínimo já está bom demais, não pague mais nada, pois vc é responsável apenas pela metade das despesas dela, a outra metade é da mãe… Vc não é obrigado a pagar tudo sozinho!
1 centavo ta bom
Procure um advogado,porque os direitos são iguais pros dois.
Essa pensão q vc paga foi o juiz q determinou? Vc ja fez DNA para saber se o filho é seu? se isso nao aconteceu vc tem q começar entrando com uma ação de investigação de paternidade. Se vc for o pai, poderá entrar com outra ação para o juiz determinar quanto vc deve pagar. Faça recibos de tudo o q vc der para a criança, pois a mãe pode alegar q vc nunca deu nada. Quando for no juiz, comprove o quanto vc ganha, e todas as despesas q vc tem. Costuma ficar em 20%. Procure o escritorio de advogados q funciona dentro de qualquer faculdade de direito, lá tudo é de graça, até o DNA.
o juiz fara uma somatoria e determinara a porcentagem pra vc pagar1
Sua obrigação é a pensão, lógico. Acho que o valor da sua pensão está calculado de maneira errada.
Alguns juízes entendem que a pensão deve ser em torno de 30% do salário do cara, outros falam em 1/3 (+ ou – 33%). De qualquer maneira, o cálculo da pensão tendo por base salários mínimos é ruim por dois motivos principais:
1 – dificilmente o salário de uma pessoa, após discussões em dissídios coletivos, acompanha o salário mínimo, a não ser que já esteja atrelado a ele (o usual é passar 3 ou 4 anos perdendo a corrida pra ele nas convenções coletivas pra, depois, sair ‘correndo’ pra tirar o prejuízo…);
2 – Se o cara vincular a pensão ao salário dele, o desemprego libera o cara da pensão até ele arrumar outra atividade e voltar a vincular a pensão ao salário.
obs: propostas que envolvem, por exemplo, dependência em plano de saúde ou mensalidade escolares podem ser muito boas pra colocar na mesa quando for discutir a pensão…
Olá amigo, a sua parte você está cumprindo, pela lei sei que a pensão é para o filho e não para mulher, você deve conversar com ela sobre isso, agora se você gosta de sua filha e achar que deve dar mais alguma coisa aí é com você. Boa sorte!!
eu acho que vc paga só para a comida e se vc quiser se pode dar presentes para sua filha
etc….
mas é só isso ,e vc só paga a té a sua filha fazer 18 anos ….
espero que te ajude! boa sorte!
Suas obrigações???
è só pagar a pensão que foi feita na frente do juiz, se vc da 40% do seu salário, a mãe da menina tem que saber administrar.
Procure um advogado mesmo que seja só para fazer uma consulta, ele te explicara melhor.
E se esse acordo não foi feito diante do juiz, eu te informo que geralmente a pensão é até 30% do salario.
Espero ter ajudado.
Vocês fizeram o teste de DNA? Quem arbitrou esse percentual? Quem arbitra é o Juiz da Vara de Familia. Procure a Defensoria Publica e peça orientação.