POR FAVOR ME DE UMA RESPOSTA BEMMM CLARA E OBJETIVA PESSOAL BJOKKK
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Não há possibilidade de peso algum entortar um trilho,mesmo porque são feitos de aço,antes de entortarem seriam quebrados,alem do mais estão apoiados sobre pedras e dormentos ficando rente ao chão!
Todos os vagões, de carga ou passageiros, tem o limite de peso marcado na parte baixa. É proibido excede-lo. Nas bitolas padrão, 1m e 1,60m o peso total de cada vagão de carga pode variar entre 50 toneladas e 100 toneladas. Os de passageiros pesam menos.
O peso de um trem (peso total do trem, incluindo locomotiva e vagões) depende do número de vagões e do peso de cada vagão, que é variável. Assim, um trem de até 10 vagões pode pesar até 1100 toneladas, incluindo uma locomotiva; para subir ou descer rampas de 2% pode ser tracionado por uma só locomotiva de 50 a 100 toneladas de peso. Composições e rampas maiores exigem mais de uma locomotiva, aumentando o peso do trem.
Nunca ouvi falar de trilhos entortarem com peso. O trem, ou a composição, se desloca sobre trilhos muito resistentes, apoiados em dormentes e leito de pedra sobre solo compactado. O conjunto fixo suporta muitas toneladas por m2. O conjunto móvel se divide: cada vagão se apóia em conjuntos de oito rodas e mesmo que vc tenha uma composição de 5mil toneladas ( 50 vagões de 100 toneladas cada), o peso estará distribuído pelos pontos de apoio que são as 8 rodas de cada vagão, resultando em 12,5 t por roda. É um valor desprezável em uma ferrovia que, sendo bem construida, até nas pontes suporta muitas vezes mais que isso.
As composições mais pesadas são as da Ferrovia da Vale, carregando vagões de minério de maior capacidade. Uma locomotiva de 200 toneladas e 4.500 HP pode tracionar 120 ou até mais vagões de 125 t de peso cada (15.200 toneladas). Em geral a composição leva mais locomotivas e todo esse peso não entorta os trilhos que duram muito, muito tempo. O que gasta mais rápido são as rodas ou rodeiros.
A pergunta não permite uma resposta mais objetiva. Espero que esta ajude. Se não ajudou, peço ser mais específica na próxima pergunta.