Vocês acreditam que o exercício da cidadania pode reverter a atual situação do planeta? De que forma?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olha,não é a poluição que ameaça o ambiente, são as impurezas do ar e da água.Eu penso assim.
(H.B.) A conservação de nossos recursos naturais – água, madeira, carvão, eletricidade Recursos naturais são materiais providos pela natureza, como florestas, minerais, solo, água e vida selvagem.
Eles não podem ser criados ou manufaturados por nós como outros produtos feitos pelo homem, como o plástico.
A principal causa de preocupação é que nossas reservas naturais estão sendo depletadas rapidamente (em demasia) por causa de nosso crescimento populacional e de nosso sobre-uso de recursos.
A maneira como estamos desperdiçando água, um dia logo virá em que não teremos uma gota de água para beber. Imagine o que acontecerá então! Nós não poderemos sobreviver.
Da mesma forma estamos derrubando árvores e usando muita madeira para fazer nossa mobília para nossos lares.
O que acontecerá se perdermos todas as nossas florestas desta maneira, limpando-as para construir nossas casas ou para usar a madeira? Sem florestas nós não teremos o que comer, ar fresco para respirar.
Sufocaremos até a morte, já que todos sabemos que as plantas verdes nos fornecem mais oxigênio.
O carvão é usado como combustível para várias de nossas atividades. O que acontecerá se usarmos carvão demais. Ficaremos sem ele.
Deveríamos então substituir seu uso por recursos renováveis de energia como a energia solar para executar nossas atividades.
A energia do sol não é gasta em demasia. Nos dias de hoje, instrumentos que usam energia solar como aquecedores e fogões estão disponíveis.
Até mesmo sinais de tráfego nas rodovias são providos por energia solar. Apenas olhe para a forma como desperdiçamos eletricidade.
O que está acontecendo? A energia custa, é claro! Devemos, portanto, encontrar maneiras de conservar nossos recursos naturais. Dessa forma: Nunca desperdice água. Use-a apenas quando houver necessidade. Jamais deixe água vazando em tanques.
Não desperdice água lavando janelas. As janelas podem ser limpas com panos molhados. Sempre substitua torneiras quebradas. Use menos água para lavar, no banho etc. Instale unidades de coleta de água da chuva.
Esta água pode ser usada em jardins, ao longo do ano. Economize energia. Mantenha os interruptores desligados quando não estiverem em uso. Use lâmpadas econômicas no lugar das lâmpadas comuns.
Utilize a escada em caso de não estar indo além do segundo andar. Subir escadas é um ótimo exercício. A conservação dos recursos naturais é uma necessidade atual, se você desperdiça seus recursos, então sofrerá mais tarde.
Lembre-se do ditado – Desperdiçar não quero (Você não enfrentará dificuldades se não desperdiçar seus recursos).
Algumas ações como, por exemplo, a proibição do funcionamento de carvoarias que utilizam matéria prima originada de desmatamento irregular, a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, proposta de criação do ICMS Ecológico, o mapeamento dos remanescentes do bioma permitindo maior eficácia no planejamento de ações para a conservação, dentre outros, são implementadas na tentativa de conservar a biodiversidade do Cerrado.
Uma das melhores estratégias para a conservação dos atributos e dos patrimônios naturais é a criação, a viabilização e a manutenção de unidades de conservação.
Nas unidades de conservação (UC´s) a flora e a fauna devem ser conservadas, assim como os processos ecológicos que regem o ecossistema.
No entanto, as poucas unidades de conservação existentes, as quais correspondem a aproximadamente 2,5% dos quase 204.000.000 de hectares do bioma Cerrado, apresentam problemas ora relacionados à manutenção, à falta de equipamentos e pessoal, ora relacionados às questões de desapropriação e, ou, legalização das terras.
A fragmentação da vegetação e o isolamento das UC´s impedem a movimentação das espécies e o fluxo genético.
Assim, há a necessidade de implantação e manutenção de corredores ecológicos interligando as UC´s e demais áreas naturais remanescentes possibilitando, além do fluxo genético e a movimentação das espécies, a dispersão de espécies e a recolonização das áreas degradadas.
Por fim, recomenda-se que a elaboração de políticas públicas, sobretudo aquelas voltadas para a conservação e para a agricultura, considere o conhecimento existente em relação às espécies, aos serviços ambientais e ao funcionamento dos ecossistemas
daria, mas… os interesses economicos…