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Anônimo(a)

Que itens devo checar antes de fazer uma viagem?meu carro é um gol 3,2000/2001?

Que itens devo checar antes de fazer uma viagem?meu carro é um gol 3,2000/2001?

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2 Answers

  1. vALIDA PARA TODOS OS VEÍCULOS:

    Limpadores: certifique-se de que as palhetas do pára-brisa têm qualidade. Caso estejam danificadas, além de não limpar o vidro, elas o arranham. As palhetas de boa qualidade custam de R$ 35 a R$ 50 e devem ser trocadas pelo menos uma vez ao ano. O equipamento deve ser trocado com maior freqüência em carros que passam muito tempo expostos ao sol.

    Cabos de velas e velas: têm ligação estreita com o rendimento do veículo. São responsáveis pela queima do combustível. A vela deve ser trocada a cada 20 mil quilômetros e custam de R$ 45 a R$ 50. O cabo só é trocado quando há danificações.

    Óleo de motor: o óleo serve para lubrificar e refrigerar o motor. A troca deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Existem dois tipos de óleos: um que deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros rodados, que custa cerca de R$ 10, e o outro para veículos que rodaram 10 mil quilômetros e que custa R$ 30. Não se esquecer de verificar o nível do óleo e se está limpo. Os filtros de óleo devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros rodados, e se não trocados poluem o óleo limpo.

    Pneus: verificar se os sulcos estão muito rasos, ou seja, se o pneu está “careca”. Desgaste lateral por falta de alinhamento e o famoso deslocamento do pneu. No mercado, uma unidade de pneu aro 13 é vendida por 170.

    Luzes de sinalização externa: verificar se não estão queimadas. Sem sinal de freio ou seta, o risco de acidentes é bem maior. As luzes precisam ser trocadas apenas quando queimam. A iluminação utilizada nas setas custa R$ 3 e a do farol, de R$ 15 a 25.

    Correias-dentadas: possibilita que ocorra a combustão dentro do motor. Devem ser trocadas a cada dois anos ou a cada 40 mil quilômetros rodados. Uma correia custa, em média, R$ 170.

    Freios: a revisão dos freios deve ser feita a cada 10 mil quilômetros. O fluido deve ser trocado uma vez por ano. Devem-se checar, também, as pastilhas e os discos. Uma troca de freios gira em torno de R$ 200.

    Luz de advertência: atente-se às luzes de advertência no painel do veículo. Sempre que acenderem, o proprietário deve descobrir para que parte do carro está apontando. Essas luzes custam, em média, R$ 3 e só são trocadas quando queimam.

    Radiador: a água do radiador é responsável por manter a temperatura do carro em equilíbrio. É importante carregar uma garrafa d’água no carro quando viajar para completar o nível da água do radiador, se necessário.

    Importante! Não esqueça de carregar:

    Equipamentos: não viaje sem o triângulo, o macaco, estepe, chave-de-roda e de fenda e extintor de incêndio.

    Documentos: levar o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Não deixe de usar o cinto de segurança.

  2. Verifique se a documentação está em dia, nas estradas a chance de ser parada numa blitz é maior.
    Faça uma revisão mecânica do carro, é importante verificar alguns itens. E não apenas os visíveis e óbvios, como pneus e luzes do veículo, mas principalmente componentes simples, que ficam escondidos sob a casca do automóvel e têm o poder de transformar o sonhado descanso da família num pequeno inferno.

    Para não cair no papo de mecânicos pouco confiáveis, o melhor é saber o que se deve trocar para não torrar todo o dinheiro das férias com serviços desnecessários ou até inexistentes. Um desses itens quase sempre esquecidos são os elementos de borracha. E esta checagem deve ser feita mesmo em carros que rodam muito pouco. Esse material se decompõe naturalmente com o tempo: em geral, a vida útil é de, no máximo, cinco anos.

    Não são peças caras, mas podem criar problemas grandes. Uma rachadura, por mínima que seja, na mangueira do radiador, por exemplo, é capaz de detonar o sistema de arrefecimento. E protelar o conserto pode ser ainda pior: empeno no cabeçote.

    Correias também devem ser revisadas para evitar surpresas indesejáveis. Para proteger estes e outros itens de borracha, nada de lavagem com óleo sob o carro. “O óleo de mamona, por exemplo, tem solvente à base de petróleo e acelera o desgaste das borrachas, do escapamento e do motor. Não protege nada”, explica Antônio Júlio Coupê, gerente de Serviço de Produto da General Motors.

    Uma boa revisão engloba necessariamente os componentes de segurança. E um bom começo é cuidar de rodas e pneus. Falta de pressão correta, rodas desbalanceadas e direção desalinhadas geram não só consumo desnecessário de combustível como comprometem outras peças (principalmente da suspensão), o que reduz e a pronta resposta aos comandos do volante. “Desalinhamento é igual a instabilidade. Na hora de fazer uma manobra brusca, o veículo tem um comportamento imprevisível”, adverte Ricardo Bock, coordenador do curso mecânica automobilística da FEI.

    O sistema de freios também merece atenção especial. É bom verificar pastilhas, discos, lonas e fluido. As pastilhas possuem uma marca na lateral onde é possível verificar a vida útil. Com até 50% de desgaste, pode-se partir para uma viagem. Mais que isso, o bom senso manda trocar.

    O próprio chiado nas frenagens evidencia que é hora de colocar as novas. Já em relação ao fluido, não adianta apenas completar se estiver baixo. O correto é verificar se há vazamento, já que o líquido não evapora.

    Na parte da suspensão, checar amortecedores, buchas e batentes é uma boa medida. Amortecedores ineficientes fazem com que as respostas do carro aos buracos fiquem mais bruscas. Com o uso, cria folga nos braços e apoios e a estabilidade do carro fica comprometida. Há equipamentos que verificam o estado dos amortecedores, mas um teste rápido consiste em pressionar com força para baixo a carroceria na altura das rodas.

    Ao soltar, se o carro oscilar mais de uma vez sem reduzir a amplitude do movimento, o amortecedor está vencido. Outro equipamento geralmente desprezado, mas que pode se tornar uma dor-de-cabeça, é o limpador de pára-brisas. Se as borrachas das palhetas estiverem gastas, a visibilidade na chuva fica seriamente comprometida. Nessa verificação entram as borrachas e também o encaixe da palheta na haste de fixação. É fácil checar: basta molhar o vidro e colocar o limpador para funcionar. Se não limpar bem o vidro é melhor substituir. É barato, fácil de trocar.
    Bjs e boa viagem!

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