Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

que organização mundial atual teve sua semente plantada pelo tratado de versalhes?

qual era a princiapal função da organização que representa essa semente?

You must login to add an answer.

3 Answers

  1. A Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, a princípio idealizada em 28 de abril de 1919, em Versalhes, nos subúrbios de Paris, onde as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial se reuniram para negociar um acordo de paz. Sua última reunião ocorreu em abril de 1946.

    Um dos pontos do amplo tratado referiu-se à criação de uma organização internacional, cujo papel seria o de assegurar a paz. Em 28 de Junho de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que na sua I Parte estabelecia a Sociedade das Nações, cuja Carta foi nessa data assinada por 44 Estados.

    A sede da organização passou em Novembro de 1920 para a cidade de Genebra, na Suíça. Em setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha, desencadeou a Segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações, tendo fracassado em manter a paz no mundo, foi dissolvida. Estava extinta por volta de 1942. Porém, em 18 de abril de 1946, o organismo passou as responsabilidades à recém-criada Organização das Nações Unidas, a ONU.

  2. Foi a Liga das Nações, hoje transformada na ONU – Organização das Nações Unidas.

    O novo ordenamento internacional, regulado por um Conselho de Segurança da própria organização (transformada no decorrer dos decênios na verdadeira assembléia do mundo), se bem que não conseguiu banir as guerras, serviu em diversas oportunidades ( como deu-se durante a crise dos mísseis de 1962) como um espaço útil para distender as perigosas tensões entre as duas superpotências vencedoras da IIª Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética (ambas com condições militares de destruição planetária).

    Entretanto, o colapso do Mundo Comunista, em 1991, e a evidência dos Estados Unidos restarem como uma hiperpotência, minou em definitivo a ordenação construída desde 1945. A decisão do governo Bush – baseada no princípio da Guerra Preventiva, à revelia do Conselho de Segurança, do Direito Internacional e da opinião pública mundial – de , em março de 2003, atacar a república do Iraque para derrubar o seu governante, assinala o fim do Sistema de Ordem Internacional até então existente. Pela primeira vez a humanidade conhece então um império realmente universal, legitimado e regido apenas por seus exclusivos interesses : os Estados Unidos da América.

    Tratado de Versalhes
    O que foi o Tratado de Versalhes, imposições à Alemanha, história do final da Primeira Guerra Mundial,
    Liga das Nações, perda de territórios, conseqüências do tratado

    Representantes do governo alemão assinando o Tratado de Versalhes

    O que foi o Tratado de Versalhes

    Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste Tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. Estas exigências foram impostas à Alemanha pelas nações vencedoras da Primeira Guerra, principalmente Inglaterra e França. Em 10 de janeiro de 1920, a recém criada Liga das Nações (futura ONU) ratificou o Tratado de Versalhes.

    Algumas exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes:

    – reconhecimento da independência da Áustria;
    – devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França;
    – devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental;
    – as cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica;
    – a província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos;
    – a região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à Dinamarca
    – pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos.
    – proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe)
    – a Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados;
    – proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados;
    – redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

    Conseqüências

    As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial.

    ….

Related Questions