vi uma pesquisa a poucos dias que o povo brasileiro está já 57% endividados!! na empresa que trabalho, tem rapazes de 19 anos já pensando em financiar um carro zero km! tem moças com a mesma idade pensando em casar e comprar uma casa financiada com o namorado para todo lado vc vê carro novo tenho um amigo de um estacionamento que arranca os cabelos pq ele tem carros p/ vender do ano 2000 para trás que é mais difícil de fazer financiamentos! todo mundo compra tudo a credito ou parcelado! vejo gente com pressa,gente estressada e gente desanimada que reclama muitas vezes de não ter dinheiro para nada tudo isso valerá a pena futuramente por conta desse consumismo não vai gerar uma recessão?
Sua observação é excelente, mas não acredito que isso venha a gerar recessão, pois as pessoas estão comprando, a demanda por produtos é crescente, e as empresas tem aumentado seus níveis de produção para atender a esse demanda crescente. Além disso existem linhas de crédito e facilidades para o parcelamento, ou seja, tudo para fomentar o cunsumo e evitar a recessão.
O problema que vejo é outro, como você mesma disse, as pessoas destinam toda a sua renda ao consumo imediato, muitas vezes um pouco mais do que sua renda, graças as linhas de crédito. Isso é ruim pois gera o endividamento dos indivíduos, e mina suas possibilidades de gerarem poupanças ou mesmo investimentos em ativos financeiros que possam lhes garantir um futuro mais estável.
Com nossa previdência social falida e a cultura, e possibilidade, de poupança em baixa. Temo pelo futuro dos indivíduos que gastam tudo o que ganham hoje, pois terão sérios problemas no futuro, endividados, sem reservas ou ativos financeiros, e até mesmo, em alguns casos, desqualificados para um mercado de trabalho que não para de evoluir.