Vc tmb caiu nessa? Vejo a maioria indo pela conversinha deles, e invertendo a lógica.
Lista “fechada” versus lista “aberta” é uma alternativa referente à composição do rol de candidatos a deputado. São Paulo, por exemplo, tem 70 vagas na Câmara Federal. Cada partido (ou coligação) normalmente apresenta aos eleitores uma lista com 105 candidatos (um e meio por vaga). A lista é aberta; isto significa que os nomes são apenas listados em ordem alfabética, sem qualquer hierarquização; se o partido “A” obtém, digamos, 20 cadeiras, entram os 20 mais votados.
Na lista fechada – utilizada na maioria dos países da Europa -, a convenção partidária ordena os candidatos segundo sua ordem de preferência. Se o partido “A” obteve 20 vagas, entram os 20 que o partido indicou como preferenciais.
As implicações do emprego de um método ou do outro são fáceis de perceber. Com a lista aberta, têm mais chances de eleição os candidatos que dispõem de mais recursos, certos tipos de celebridade, ou aqueles que se beneficiam de uma forte implantação em determinadas regiões (os chamados “currais eleitorais”).
Com a lista fechada, as direções partidárias têm mais condições de intervir para o lado do “bem”, balanceando melhor a lista ou facilitando a eleição de algum candidato carente de votos, mas altamente meritório ; mas nada as impede de intervir para o “mal”, agindo como oligarquias ou como facções truculentas e excluindo “indesejáveis”.
A LISTA FECHADA, AO CONTRARIO DO QUE NOS QUEREM CONVENCER, É UM AVANÇO.
Pesquisem.
São as 2 estruturas consolidadas no 1º mundo: Lista Fechada com Voto Distrital.
Pode notar, os petistas são contra, sinal de que não estou mentindo.
Essa teoria seria válida se estivéssemos em um país sério. Não existe um partido sequer que possa ser considerado confiável. Por que então confiaríamos aos líderes partidários escolherem os que assumirão o mandato? Outra falácia, muito pelo contrário do que vc afirma, os petralhas são amplamente favoráveis ao voto em lista fechada. Procure conhecer nossa Constituição, não precisa ser expert no assunto para concluir que esse tal de voto em lista fechada é inconstitucional.
Nossa, estou esfolado com este lado do “Bem”, de fato são do “Bem” mesmo.
Gostaria que fosse voto distrital, mas sei que muita gente não gosta e faz tempo. A propósito, voto distrital deixa o eleito exposto a cobrança, o que não é muito viável para muitos partidos politicos, não só o PT.