O verão da lata, foi um dos mais surreais e malucos acontecimentos da história da terra brasilis.No verão de 1987/1988, ou seja, há quase 24 anos,um navio panamenho batizado de Solana Star levantou âncora na Austrália e fez uma pequena parada em Cingapura, onde carregou para seus porões cerca 22 toneladas de erva prensada e acondicionada em 20 mil latas lacradas a vácuo! Destino?Brasil.Porém, longe da costa mas já em águas brasileiras o cargueiro passou a ser perseguido pela marinha, que havia sido alertada por um instituto amerciano anti-drogas, que a carga do navio era fumaça sólida.
Acuados pelos militares os tripulantes dispensaram toda a carga ao mar. Por motivos divinos, demoníacos, marleísticos ou por mera coincidência, as latas foram espalhadas por várias praias, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
Começaram a chegar uma a uma, até que uma alma curiosa abriu um exemplar. Em poucos dias as praias cariocas viraram a Meca de todo tipo de maluco que você possa imaginar. A comoção foi geral, pessoas passavam o dia olhando pro mar em busca de um reflexo que pudesser ser uma lata desgarrada do “rebanho”.
A fama da boa qualidade do produto espalhou-se rapidamente, e uma verdadeira caça as latas se iniciou, pescadores encontravam e as enterravam para a venda posterior ou por medo da polícia, que estava em total alerta para o acontecimento. Surfistas, playboys, traficantes, todos de olho na lata. Aliás, religiosos e conservadores em geral, pregavam que o fim dos tempos estava se iniciando com o culto à maconha que estava ocorrendo no litoral brasileiro. Apenas 4,5 toneladas foram recuperadas, o restante literalmente virou fumaça. A lata, virou camiseta, gíria, sinônimo de algo muito bom e deu nome ao verão mais louco de que se tem memória (ou não).
Aqui a gente só via os caras indo pra praia, diziam vamos caçar lata….
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade a do Rafa, os cara ficavam na estrada ofecendo maconha, chegavam a gritar, ( È da lata )
Que coisa louca, Adriano , imagino a loucura…Eu tinha só 15 anos na época, não lembro dessa história. E isso que passava os meses de janeiro em Curimim.
Agora entendo melhor o significado da expressão “É da lata” Sinônimo de coisa boa, kkkkkk
Bjos, adri.
Oi Adriano…
aconteceu no ano em que nasci, mas não lembro…kkk
Abraços !!
NEM SEI SE ERA TANTA LATA ASSIM. SÓ SEI QUE EU SAÍ DE FÉRIAS E FUI PRA PRAIA EM GUARATUBA E LÁ ESTAVA UM COMENTÁRIO GERAL. NÃO SEI SE FOI POR SUGESTÃO, EU COMPREI UM CAMISÃO COM A IMAGEM DO BOB MARLEY FUMANDO UM BASEADÃO DAQUELE TAMANHO. FOI O MAIOR BARATO. MINHA MULHER NÃO QUERIA ME DEIXAR USAR.
Bota coisa boa naquilo, eu viajava muito e costumava parar na Pinheira SC e em outras praias também é claro, no sul o local era Torres até a gringaiada descobrir em Curumim.
Chegou a ponto de não adiantar querer inventar que era o que não era, Até o cheiro era diferente, além da cor, e tinha umas que quando fechadas estavam úmidas ainda. Chegava a ser preta e possuía um teor de THC bem superior a mais clarinha.
O que deu de boneco tentando aproveitar as sementes, lembra???
Nunca vi tanta gente aprendendo a pescar com passeadeira na minha vida, e tanto foi que a brigada proibiu usar tal rede de pesca na época.
Depois latas foram apreendidas em varias cidades do RS e SC.
Lembro que chegaram a proibir ficar depois das dez da noite na beira mar.
Os mais novos nem fazem idéia da baderna que deu na época.
cara
coisa nova na area
lata é passado!!!
mas nada se perde..
nossa memoria esta
sempre ativada…
bjos
Desculpe cara mas nem sei oq e isso.
É do meu tempo, mas, nunca ouvi falar disso, nem no sul e nem no sudeste.
Em breve será lançado um filme sôbre este fato.
Da próxima vez faça um resuminho para ver se fica mais interessante de se ler…
meu saco cabeludo, procura outro robby cara, po.ra so faz pergunta inutil