Vejo muitos jogando a culpa na TV, outros jogando a culpa nas escolas. Contudo, sou da opinião de que a TV tem a responsabilidade de entreter, quem controla (ou deveria controlar) o que veem os filhos são os pais, a escola tem a responsabilidade de ensinar, quem educa (ou deveria educar) são os pais. Ou seja, a culpa de a coisa estar como está é dos pais, que não sabem dar educação e ensinar valores morais para os filhos, porque estão ocupados demais ou cansados demais.
Pois é branquinha, mas você pode ensinar os filhos a não confiar nas pessoas e serem menos influenciáveis, não acha?
Amigo James Brown, salvo os que são orfãos de pai e mãe, os outros também estão na situação que estão por causa dos pais, sejam aqueles abandonados, sejam os mal criados, pois se os “pais” não estavam preparados, não deveriam ter tido filhos.
Elicenia, por isso usei culpa e não dolo.
Poli, faço parte da nova geração de crianças, nasci no final do século XX, mas ainda assim, creio que a educação que os pais dão para os filhos se tornou permissiva, pelo fato das crianças terem mais informação deveria ser mais fácil educá-las e não o contrário, seria mais fácil conversar com elas, se os pais desprendessem um pouco de tempo pra isso.
Thor, você há de convir comigo que quem pode evitar isso são os pais também. Uma família normalmente assiste junta à TV, ensinar aos filhos o que é certo e o que errado é o caminho.
Complicado, O mundo muda as pessoas mudam, O ser humano esquece disso. época de nossos pais não tinha o vasto de coisas que existem hj em dia, não existia comunicação , hj uma criança tem acesso ao mundo, ela se tornou uma criança cr´tica, isso é saudável, criticar é lutar é impor o que voce quer, não adiantar voce dar o bolo de chocolate na mão da criança e dizer não coma, as crianças hoje em dia lutam com seu pais pq o mundo é repleto de escolhas está , antigamente a voce tinha poucas escolhas, hj vc pode ser o que vc quiser, pensem nisso
Concordo com você.
A familia, os pais são os grandes educadores e formadores do caráter de uma criança.
A escola deve disciplinar, mas quem deve dar exemplo e impor limites são os pais.
A culpa é dos pais que não dão limites as sua crianças sou sera ” crionças”??
A TV, depende do que vc deixa seu filho asistir…o msm serve pra net, seram uns nadas da vida olhando o que não presta na internet.
Tudo na vida existe os dois lados BOM & RUIM.. depende dos pais de cada criança que desde pequeno educado com bons costumes e tal, será ” talvés” um ser humano adulto melhor!!!
Eu não tenho dúvida: SÃO OS PAIS. Não adianta terceirizar o problema ou a culpa. Concordo que hoje em dia a coisa esta mais dificeis pois antigamente muita coisa conspirava a favor: os professores se faziam respeitar e eram respeitados, a familia era mais unidas, a igreja edificava mais, a TV era menos burra e sensacionalista, mas é responsabilidade primaria dos pais educar os filhos.
Em tempo: para aqueles que acham que estou colocando pimenta nos olhos dos outros, deixe esclarecer que sou pai.
A culpa é dos pais e do sistema que nao deixa os pais educarem seus filhos…
Se bate esta errado, se engravida a culpa é porque nao educou, enquanto a justiça nao reconhecer
que os pais tem direito de bate nos filhos(bater e nao espancar) nada vai mudar e nao tem como educar filhos sem um pouco de dor…..
”Bom dia querido amigo ”Dark Shadow”
”os filhos são espelhos dos pais!!
‘por isso tome muito cuidado doque vc faz na frente de seu filhos!!
”uma grama de exemplos,vale mais doque mil palavras!!!
bjs!!
A falta de tempo para administrar e a ignorância do meio em que as vezes vivem.
Os pais.
Á verdadeira culpa vem da nossa política .Pois não inteiriça á eles ter um povo culto,pois se assim fosse, o povo não deixaria acontecer o que está acontecendo .Cultuam á falta de escrúpulos,roubalheira,seriedade,impunidade,mercenarismo e outras cositas mais .
Por outro lado os pais,que por não serem cultos, não tem condições de passar uma educação que não tiveram e ao verem as mazelas dos nossos governantes e não saberem como mudar ,se largam na inércia e deixam as águas rolarem .
Realmente hoje em dia com a modernidade, a tecnologia, muitos pais acham que jogar os filhos em frente a TV ou o computador, estes estarão bem educados, mas é justamente o contrário, estes não dão limites, não podam seus conteúdos e com isso crianças e adolescentes se acham acima do bem e do mal.
Digo isso por conviver diariamente com esta realidade, sou professora do estado, e muitas vezes me pergunto o que se passa dentro das casas com as familias para que os alunos cheguem a ser tão agressivos assim.
A omissão dos pais é demais, muitos chegam em reuniões de escola e nem sabem a série que o filho (a) esta, e muito menos o que ele esta fazendo, e quando contamos os fatos, muitos nos chamam de mentirosos, pois ate mentir descaradamente as crianças aprendem, então os pais preferem acreditar nos filhos, ate que estes deixem a mascara cair.
O ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) coloca que nenhuma criança deve ser agredida verbalmente e fisicamente tendo a proteção absoluta da justiça, mas o que vemos é justamente o aproveitamento delas sobre isso, muitas vezes em aula já conversei com alunos que diziam ter ameaçados os pais de entregar ao conselho tutelar, por estes terem ameaçado dar umas boas cintadas por mal comportamento, mal sabem ler e escrever, mas ja sabem como se proteger contra a educação rigida imposta pelos pais.
Proteção a criança é uma coisa, paternalismo é outra, vivemos em um país onde tudo pode e nada é proibido, nada que possa não garantir um dinheiro as autoridades, por isso que a população ja tem o esquema bem feito, colocar menores como “laranjas” para cometerem crimes, pois estes não podem ser punidos com o rigor que deveria e assim vamos caminhando.
Peço muito aos pais que conversem e eduquem mais os seus filhos, pois quando o fazem ao mesmo tempo os protegem da vida que educa sem limites e sem consciência, eu acredito que se agora que o ECA tirou a cinta das mãos dos pais, os policiais estão tendo que bater mais forte o que é bem pior.
A geração passada que foi educada na cinta, pode muito bem dizer que hoje em dia agradece por cada cintada, pois estas eras para o bem, se fosse na base da conversinha e nada mais, teriamos o fim do mundo, várias gerações sem limites.
Fatos.
Criança aprende tudo em computador,amigos,tv e por ai vai e os pais não podem fazer nada de dia em hj e só tecnologia e vai que eles vão impedir os filhos tudo isso vão ficar prendendo eles e vai ser pior!
É verdade. É muito fácil “fazer” filhos e jogar a responsabilidade na escola e na sociedade. De pais irresponsáveis o mundo tá cheio.
Realmente é falta d tempo ou dedicação, até mesmo falta d interesse ou exemplo, como uma criança vai falar “por favor” se em casa n recebe o exemplo?…
Mas as companhias das crianças tem grande culpa, um amiguinho “sujo” suja vários, depois os adolescentes, depois os jovens, adultos etc.
Os pais tentam dar a melhor educação,mas eles são os maiores culpados!
acho que dos pais mesmo que muitas vezes não sabem educar mesmo dam muita moleza e ficam pondo a culpa em todo mundo porque que antigamente so filhos eram muito mais educxados? porque a educaçaõ que os pais davam eram bem mais rigidas naõ tinha filho que respondia pra mãe ou pai e ficava impune tinha castigo mesmo,hoje em dia os pais não ligam pra nada e ficam pondo a culpa em todo mundo eu acho que quem põe filho no mundo tem que educar,e não dar para so outros ed ucarem…bjss
os Pais tem culpa por serem muito Liberais
Com certeza os país!!!.O Exemplo é o principal na educação!!!!
Os pais ensinam aos filhos que nunca podem perder – lei de Gerson! Ensinam que não podem apanhar, bater primeiro – sem o mínimo da lei de tolerância!!! Dizem que não podem fumar, beber, mentir, … e fazem tudo isso na presença dos filhos!!!
Moro em um cidade maravilhosa, que uma boa parte dos impostos é despendido com limpeza pública! Parques maravilhosos, com lixeiras, obviamente! Em fins de semanas ensolarado, lá vão os pais com as crias lanchar na grama, qdo estão com o bucho cheio, saem deixando a porcaria pra trás. Aí? O que ensinaram/educaram???
A escola só tem o dever de instruir e não de educar. a má educação é culpa dos pais e dos amigos que as crianças têm. Se vc é um pai ou uma mãe má educado(a) seus filhos terão tendência de serem má educados tbm. Epero que tenho ajudado.
Existem muitos fatores que coloboram para desviar a atenção das crianças para uma boa educação. Porém os pais tem o papel de orienta-las. Muitas vezes como você mesmo ressaltou é por conta do pouco tempo. As crianças temem e respeitam os pais e isto é fato, mas quando eles impõem respeito, se não impõe elas ganham espaço, e o que tende acontecer é um descontrole total na educação. Prefiro não usar o termo “culpa” , pois acho muito pesado, mas acho que na falta de educação dos filhos os pais são os que mais colaboram para isso, quando não impõem respeito a eles na presença e ausência.
Elicenia Alipio (Tia Elicenia) http://www.blogdatiaelicenia.blogspot.com
Um dos maiores problemas que existe hj é a educação das criança.Culpo a flexibilidade dos pais ,a escola e meios de comunicação
a culpa é dos pais que por não terem tempo para seus filhos tornan-se permessivos demais
A educação começa em casa, os pais devem ter pulso firme com os filhos e saberem controlá-los.
Nós mesmos….somos omissos qdo devemos enrijecer.
Antigamente, pais falavam e ninguém abria a boca, não respondiam, não tinha birra e se tinha….entravam no cassete….hj, as crianças que foram corrigidas qdo pequenas, são homens e mulheres de bem….de conduta….
Hj em dia o conselho tutelar e os direitos da criança e do adolescente não permitem nem uma palmada….essa cambada não deve ter filhos….deve ser um bando de frustrados sem filhos…que se metem na vida dos outros sem nem saber o que acontece….
Fico indignada pois filho mete a mão na cara da mãe, mas a mãe não pode….poxa vida….se os direitos vão até onde começam os deveres….deveriam no minino serem pareados….filhos e pais….certo???
A JUSTIÇA ME CAUSA INDIGNAÇÃO CADA DIA MAIS. TENHO NOJO DE ALGUMAS LEIS…QUE SÓ VALEM PARA FAZER A VIDA DA GENTE AINDA MAIS CONFUSA, NOS DEIXANDO DE MÃOS ATADAS QTO AO QUE DEVEMOS OU NÃO FAZER COM O FILHO QUE NÓS GERAMOS, SUSTENTAMOS E CRIAMOS….
O SOCIEDADE FÚTIL….
Acontece que a Globo, com todo esse poder de penetração na sociedade e dentro de nossas casas, vem introduzindo, silenciosamente, uma cultura de libertinagem, traição, adultério e rompimento com a célula familiar de forma sutil.
Com o advento do BBB10 a Globo conseguiu o que ela vinha tentando há muito tempo, o beijo gay ao vivo. Em duas cenas do BBB 10 aconteceram dois beijos Gay e quando um deles foi “líder” a produção do programa teve o cuidado de colocar sobre uma estante a foto do beijo, com isso a Globo faz com que seus fiéis telespectadores vejam o beijo gay como algo comum e engraçado, ou seja, aceitável.
Agora, nas novelas globais o beijo gay vai acontecer, induzindo esse comportamento aos jovens e adolescentes, induzindo legisladores a criarem leis que abonem tal comportamento.
No mesmo BBB 10 uma das participantes declarou-se lésbica e com essa declaração todas as demais mulheres do programa se aproximaram dela sendo protagonizado o selinho lésbico no programa e todos os demais a apoiaram sob o manto sagrado do não preconceito.
Na novela Viver a Vida o tema principal mostrado de forma engraçada e aceitável é a da traição e do adultério.
A Globo leva ao telespectador ao absurdo de torcer para que um irmão traia o outro ficando com sua namorada.
A traição nessa novela é a mola mestra da máquina, todos os personagens se traem, e isso é mostrado de forma comum, simples, corriqueiro.
Mas talvez, a investida mais evidente e absurda esta na novela das 6h, Cama de Gato.
A Globo superou todos os limites nessa novela ao colocar como tema uma música do grupo Titãs.
Na música, nenhuma linha de sua letra se consegue tirar algo de poético, de aconselhável pra vida ou de apoio.
A letra da música faz menção discarada do Inimigo de nossas almas que deseja entrar em nossa casa (coração) e destruir tudo, tirarem tudo do lugar (destruir a célula familiar e nossa fé).
A música chega ao absurdo de dizer que devemos voltar à mesma prisão, a mesma vida de morte que vivíamos.
Amados amigos, fica o alerta, às vezes nem nos damos conta do real propósito de uma novela, de um programa, de uma música, e como Jesus esta às portas, as coisas do mal estão cada vez mais evidentes e claras. Até os incrédulos estão percebendo que algo esta errado.
Aproveito para trazer ao conhecimento a letra dessa música, cuidadosamente escolhida pela Globo para servir de tema da dita novela; música de abertura da novela.
Vamos deixar que entrem Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem O que eu construi pra mim
Que joguem lixo Que destruam o meu jardim
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão – a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro
Vamos deixar que entrem Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis E queimem tudo o que restar
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão – a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão – a falta de futuro O mesmo desespero
Vamos deixar que entrem Como uma interrogação
Até os inocentes Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos Já não é de ninguém
Pedir que quebrem Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem Nada é como você pensa
Pedir que sentem Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas Quem é que pode estar seguro?
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão – a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação – a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão – a falta de futuro…
Imaginem tudo isso entrando em sua casa… Isso tudo é uma maldição.
Quando você liga sua televisão, você abre uma janela para entrar em sua casa coisas boas ou ruins – isso é uma questão de escolha.
Imaginem nossas crianças cantando isso? Trazendo isso pra dentro do coração e da alma dela? Imaginem você cantando isso?
Tente imaginar de onde o compositor dessa pérola tirou inspiração para compôr tamanha afronta?
A palavra de Deus é clara quando diz; quem esta de pé, veja que não caia. e ainda; examinai todas as coisas, retende o que é bom.
Ai pergunto, parafraseando a própria Bíblia; pode porventura vir alguma coisa boa da Rede Globo?
Pense nisso, anuncie isso, faça conhecer, livre alguns dessa humilhação, dessa opressão, dessa falta de futuro, dessa cela de prisão.
“Foi para LIBERDADE que Cristo nos libertou.” (Gálatas 5.1a)
Jesus esta à porta, e você o que tens preparado para quem será?
Se você ama a sua família comente isso com os seus filhos e não deixe os seus amigos de fora. Esta situação não pode continuar.
Violecia gera violencia.
incompetência gera incompetência.
Impunidade gera impunidade.
e por aí vai…
Vc falou que a responsabilidade é dos pais… mas vc esqueceu que muitas dessas crianças nem pais tem… e aí??? vc espera o que dessas crianças????
Vc já imaginou como serão esses futuros pais????
por aí vai querida!!!
mas a gente não pode imunizar o poder público dessa responsabilidade!!!
A ESCOLA !!!
Pais e mas amizades
Os pais , porque a educação se da em casa a escola e a televisão é só para complementar a boa educação se os pais derem uma boa educação , se não não adianta nada , a escola é feita para as crianças estudarem ,não para educar.
Com certeza os pais!!! A escola tem como obrigação instruir as crianças, estimular a convivência em comunidade e ensinar ciências necessárias a vida habitual! Educação cívica, pessoal deve ser dada pelos pais, respeito, como tratar as pessoas, como lidar com pessoas, educação familiar, meus filhos aprendem em casa! Cansei de assistir baboseiras na tv e nem por isso repeti!
“Ensina o teu filho no caminho em que deve andar para que quando for velho não se desvie dele!”
É de pequeno que fazemos os grandes!