Olá, tire algumas dúvidas para mim fazendo favor, eu nunca pilotei um navio, nem nada relacionado, e quando li sobre praticagem achei legal e tive interesse em fazer, o que eu tenho que fazer para me tornar um prático(estacionador de navios)?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Realmente para se tornar um prático é necessário tudo o que o pessoal disse acima, mas, o mais importante é ter um parente já dentro da praticagem, aí a coisa fica fácil.
Pode reparar que dificilmente uma pessoa de fora do meio consegue passar no concurso, pode até passar na prova teórica, mas na prova prática não passa.
vá no site da DPC – DIRETORIA DE PORTOS E COSTA e faça downloado da NORMAN 12 que regula a profissão de pratico no brasil. voce precisa de muito estudo e não é uma profissão facil de aprender após passar o concurso escrito tem as provas fisicas e depois fica um ano treinando recebendo uma pequena bolsa de estudo e novamente faz uma prova final se aprovado receber a habilitação de pratico. necessario falar o ingles e bem. curso superior. está ocorrendo uma mudança de como serão as provas de praticos ainda não aconteceu mas estou sabendo que somente oficiais da marinha (naval ou mercante) poderão fazer no futuro provas de pratico e mas ninguem. o que é o certo e o que ocorre em todos o mundo. mas também somente a nivel de capitão.
Pra começar, estacionador de navios é flanelinha. Uma profissão tão disputada e difícil não deveria ser rotulada neste nível. Pra ser estacionador não precisa de nível superior.
Segundo, procure na normam12 (lei da marinha que rege a praticagem) que lá vc vai encontrar tudo que precisa, desde quem pode fazer a prova à bibliografia. http://Www.dpc.mar.mil. br
Terceiro, se não fala e/ou entende inglês, nem precisa se increver no concurso, pois grande parte da prova escrita e toda prova oral é em inglês.
Quarto, estude pelo menos 4 horas por dia, intensificando a medida que a data da prova esteja chegando.
Espero ter ajudado..
Primeiro ter uns 30 anos de trabalho em portos, e ser muito bem visto pelos estivadores e pelos sindicatos. Eles dão a lista dos práticos para os capitães dos barcos, e os mesmos escolhem. Um prático recebe regiamente, entre 20 e 50.000 reais para cada atracação.
Mas tem que ser do ramo e do meio.
Em tempo: não se pilota um navio, mas se governa.