Em 2002, enchia o tanque do meu Carro com exatos R$ 33,00.
Hoje para encher o mesmo tanque do mesmo carro, pago R$ 120,00.
Falam que a Petrobrás é a melhor empresa Petrolífera, com experiência em retirar Petróleo em grande profundidade.
Tem propagando do governo sobre nossa produção fenomenal e sustentável de petróleo em nossas bacias
Somos e estamos com perspectiva de retirar Petróleo do Pré-sal.
Porque transferimos para o Sr Eike Batista a retirada de petróleo de bacias onde as profundidades são pequenas ( rasas ) ?
Deixamos de produzir café, laranja , grãos , hortaliças , legumes, frutas em geral, para cultivar cana, onde grandes latifundiários, compram as pequenas fazendas e sítios , acabando com a agricultura caseira .
Não recebo nenhum tipo de ajuda do governo e nenhuma Bolsa de qualquer espécie, quero pagar o preço dos combustíveis, cocompatíveisompativeis com nosso salário de trabalhador.
O preço da gasolina no Brasil é mais caro do que em muitos outros países por causa da carga tributária, explicam os especialistas. “Como os impostos representam cerca de 50% do preço na bomba, se tirássemos os tributos, a gasolina aqui estaria abaixo do verificado em muitos outros lugares”, afirma Rafael Schechtman, diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura.
Nos países da Europa, a carga tributária é ainda maior: cerca de US$ 1,20 por litro. Entre os países da América do Sul, os impostos representam bem menos: US$ 0,40 por litro no Chile e US$ 0,30 na Argentina.
“Além da enorme carga tributária, o governo brasileiro usa o preço da gasolina como instrumento de política monetária. Ou seja, ajuda no combate à inflação”, diz Fábio Silveira, da RC Consultores.
Exatamente porque auxilia o governo federal no controle da inflação, o preço da gasolina acompanha só parcialmente as cotações do petróleo no mercado internacional.
Parte do preço do combustível é de contribuições ou impostos, destacando-se pela grandeza, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico Incidente sobre a Importação e a Comercialização de Combustíveis – CIDE, o Programa de Integração Social / Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – PIS/COFINS e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.
Composição do preço gasolina (reais):
Gasolina (”A”) 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
Álcool Anidro 200 ml (20% misturado à gasolina) = R$ 0,24
Total = R$ 1,04 / Litro
+
CIDE – PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44
ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64
Total de impostos (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08
Total (custo + imposto) = R$ 2,12
+
Lucro da distribuidora (Média por Litro) = R$ 0,08
Frete (Média por Litro) = R$ 0,02
Lucro do posto (Média por Litro) = R$ 0,25
FINALIZANDO:
Valor na bomba com impostos = R$ 2,47
Valor na bomba sem impostos = R$ 1,39
Portanto, se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo
fica dividido assim:
Dono do carro (otário 01- Você, no caso.) Gasta: R$ 494,00
Dono do posto (otário 02) Ganha: R$ 50,00
Dono do caminhão (otário 03) Ganha: R$ 4,00
Petrobrás (gente que rala…) Ganha: R$ 16,00
GOVERNO (nem um pouco otário…) GANHA: R$ 216,00
BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS BRASILEIROS
Peraí, você quer comparar dinheiro em duas épocas diferentes sem corrigir? Isso não existe. Você ganha o mesmo que ganhava em 2002?
Para se ter uma idéia, de 2002 para cá o IGP-M acumulado é de 90,52%
Além disso, o barril do petróleo custava 23 dólares em 2002. Hoje está em 80,38 dólares.