queria saber qual a relaçao entre a inflaçao e a taxa de juros, tipo se a inflaçao tiver alta a taxa de juros tambem aumenta?
eh q um professor meu falo q era assim, mas os EUA ta com moeda desvalorizada (axo q isso eh sinonimo de inflaçao) e mesmo assim ta com juros baxo, ao contrario do brasil, q ta com moeda valorizada em relaçao ao dolar e continua com juros altos.
me explikem isso ai rapeize valeu eh nois
Moeda desvalorizada, quer dizer que o poder de compra dela está baixo.
Se comparar o dólar em relação as outras moedas mundiais, como o real por exemplo, o dólar está fraco, pois ja valeu muito mais em outras épocas.
Quando a moeda ta desvalorizada (caso dos Estados Unidos) as exportações desse país se elevam bastante.
Nosso poder de compra nos Estados Unidos está alto, pois nossa moeda está valorizada em relação a deles.
E quanto a taxa de juros está baixa nos Estados Unidos, é pelo motivo que se elevar, pode desacelerar o consumo e consequentemente a economia, e eles não querem isso no momento, pois estão se recuperando da crise.
Quanto a relação de taxa de juros e inflação é o seguinte.
O que gera inflação, é o excesso de demanda, que faz com que os preços subam (inflação). Quando o consumo esta muito forte, gera inflação, e para conter a inflação é necessário elevar as taxas de juros para desacelerar o consumo.
A relação é inversamente proporcional, pois quanto maior a taxa de juros, menor o consumo e consequentemente a inflação.
Espero ter ajudado, valeu.
Quando a inflação aumenta o banco central aumenta o juros para encarecer o crédito e assim diminuir a demanda por bens e serviços na economia e conseqüentemente não pressionando a alta dos preços.
No Brasil quando a demanda aumenta rápido demais a oferta(capacidade produtiva) não acompanha e assim pressionando a alta dos preços.
Nos E.U.A é diferente, no momento eles tem capacidade produtiva mas não tem demanda, por isso os juros estão baixos, para que a demanda aumente e a economia entre em um circulo virtuoso, de crescimento.
Limaum, a taxa de juros é uma das ferramentas que o Banco Central utiliza para controlar a inflação, é o que vem ocorrendo no Brasil. É fácil de compreender: quando o BC fixa uma taxa de juros mais alta com intenção de conter a inflação ele está tornando o valor dos tanto o financiamento na produção o que termina encarecendo os produtos, quanto o financiamento direto ao consumidor o que torna menos atrativo o endividamento que fica mais caro.
Não é que o BC decrete uma determinada taxa de juros para os bancos e financeiras, o que o Banco Central determina é a taxa Selic que é a taxa cobrada pelo governo para emprestar dinheiro aos bancos e financeiras.
O problema de ter uma taxa de juros alta é que as dividas do próprio governos ficam mais caras pois é com essa taxa de juros que remunera seus credores.