Percebi que plantas adultas não precisam de regas, pois vi plantas (que antes eram cuidadas) que passaram meses sem regas e não morreram; e também sabe-se que a vegetação em geral não é regada por ninguém (cresce sozinha).
Porém, quando plantamos algo, temos sempre que estar regando periodicamente.
1- Por que temos que regar periodicamente quando plantamos algo? Afinal, as plantas da natureza não precisam de regas.
Obs. Não adianta dizer que a resposta é a chuva. O que estou perguntando, é por que uma muda de planta nmão pode esperar as chuvas assim como fazem as plantas “selvagens”?
2- Com que altura a planta (por exemplo o hibisco) pode ficar sem ser regada, apenas usando a água das chuvas?
3- Por que plantas adultas podem passar bastante tempo sem serem regadas, apenas contando com as chuvas? (ex. hibiscos)
Obs. Não adianta dizer que é uma corrente subterrânea de água, pois para se furar um poço, onde tem uma casa que vou, precisa ser uma profundidade de 6 metros. Nessa casa há hibiscos com 3 ou 4 metros de altura, então suas raízes não chegam na proundidade dos poços, da água subterrânea.
Isso varia do tipo de adaptaçao da planta, o cacto é um exemplo ele é adaptado a receber pouca água porcausa de seus espinhos por isso ele consegue sobreviver no deserto e so com a água da chuva,por isso que algumas plantas conseguem sobreviver so atraver da água da chuva.Devido a sua forma de adaptaçao.
Quando utilizamos plantas jovens (mudas), normalmente suas raízes são finas e provavelmente sofreram algum dano, mesmo que a gente não perceba. Ou quase não possuem folhas (responsáveis pela produção do alimento).
Lembre que a água é o solvente universal, a planta capta os sais e nutrientes do solo que estão dissolvido ali. A planta tem que se recuperar do estresse sofrido e distribuir as substâncias para se desenvolver bem.
Se ela não for regada corretamente, os nutrientes necessários não serão captados para os processos metabólicos.
Ainda há o ponto de murcha. As células vegetais são tb, constituídas dos vacúolos (este com água), se esta água não for fornecida ao vegetal, os vacúolos murcham, as células murcham, causando prejuízo a planta que terá de se refazer desse estresse, e isto atrapalha deu desenvolvimento, ou até morte celular, consequentemente da planta, por isso as vezes não conseguimos “salvá-las”.
As plantas adultas têm maior capacidade de retenção de água, pois sua estrutura tb é maior.
Elas podem contar com a água das chuvas, a umidade do ar, além de estratégia que permitem a diminuição da perda de água pela transpiração, como por ex. o fechamento de estômatos.
As plantas selvagens, como vc disse, normalmente dispersam as sementes em locais ótimos para seu desenvolvimento, onde estão adaptadas. Se o ambiente naquele momento, não estiver favorável ao seu crescimento, as sementes não germinarão.
Além disso, tudo depende da espécie escolhida, se é adaptada ao clima, ao tipo de solo etc…
Por ex. o Pau-brasil, é uma árvore que no Sul, não se desenvolve bem.
Passam anos e ela está do mesmo jeito, com ou sem água, com ou sem sol.
Já nos Estados mais ao norte, seu desenvolvimento é rápido.
Visite este blog, tem informações bem interessantes dos hibiscos:
http://bolotasguardadas.blogspot.com/2006/07/hisbisco-hibiscus.html
Ab