quem é o nosso limitante?
Quem ou o que é o nosso limitante?
Vou colocar um trechinho explicativo da filosofia de Karl Jasper para tentar explicar:
“O existencialismo (ou filosofia da existência) constitui, segundo Jaspers, o âmbito no qual se dá todo o saber e todo o descobrimento possível. Por isso a filosofia da existência vem a constituir-se numa metafísica. A existência, em qualquer de seus aspectos, é precisamente o contrário de um “objeto”, pois pode ser definida como “o que é para si encaminhada”. O problema central é como pensar a existência sem torná-la objeto.”
A questão proposta por Padovani é: “Se a experiência imediata pode nos dizer que somos limitados, não pode nos dizer quem é o nosso limitante: o Deus de Jasper ou Nada de Heidegger. Para tanto é mister uma inferência racional.”
Bom dia Oudeis.
Eu estou lendo uma enciclopédia de História e na parte que fala sobre Simón Bolívar, tem uma citação atribuída a ele:
“…a experiência é fruto do mau julgamento.”
Nós somos o nosso limitante, nem Deus nos limita, para quem crer é só lembrar do livro de Gêneses, no ato da construção da Torre de Babel, onde Deus disse “que não haveria mais limites para a imaginação do homem.”
Certa vez, vi um filme, “The Edge”, com Anthony Hoppikins e Alec Baldwin, quando o personagem do primeiro que era paralítico estava numa situação de sobrevivência com o segundo, numa selva, sendo perseguidos por um urso, fala o seguinte:
“O que um homem pode fazer o outro também pode.”
Eu acredito nisso, as dificuldades irão existir, mas somente eu poderia ver se sou capaz ou não.O resultado de uma experiência frustrada, não quer dizer que a outra será, por esse prisma, Bolívar estava certo.
Somos nós que nos limitamos ou expandimos os nossos horizontes.
Um abraço.
Olá Ou deis, acho o oposto, creio sim em ilimitados, tudo ao seu tempo, temos muito e muito mesmo a evoluir, e em todas áreas, científicas morais, etc… na minha verdade ainda ñ sabemos quase nada, então um planeta cheio de seres conflitantes, belicosos, sem ainda saber que o Amor nos trará a Paz e com ela como parceira poderemos crescer cada segundo no rumo do saber que não imaginamos mas com certeza existe, ao observarmos coisas que achamos de menos valia descobrimos uma inteligência suprema, a eletricidade sempre existiu mas é usada a um pouco mais de um século, a cada dia surgem novas teorias, hábitos, idéias conflitantes tipo: ovo faz mal pelo colesterol agora faz bem… todas maquinas poderiam funcionar sem petróleo mas existe o comércio para polir e vai saber criar TSUNAMI? Creio que não é Deus nem o Nada nosso limitante mas nós mesmos, porém sempre em evolução, infinita.
Nosso limitante são nossos medos, inseguranças adquiridas pela forma como fomos orientados.
Nós mesmos !!!
Nosso limitante é a simples idéia de q somos limitados…
As experiências podem ser imediatas e também rasas…
Toda superfície é limitada, limitante…
Mudando a direção da mente, pode se chegar um pouco mais adiante, e mais…
( nosso limitante!)?
Este ser vivendo no mar das criações horizontais e fluentes da mente, onde tudo tem porques, onde tudo tem necessidades imediatas, onde tudo é religioso. onde tudo é mercantil… Onde tudo é emocional! Neste mar; ondas (denominadas pensamentos) se entrechocam e se coadunam, criando… criando… Seus proprios pesares e limitações.
Se a experiência imediata pode nos dizer que somos limitados (continua)? limitamo-nos à nossa experiênciancia imediata
quem é o nosso limitante – a nossa experiencia
Sendo curta, direta e expressando minha mais sincera opinião…
Não existe limite para quem quer crescer.
Somos nós quem colocamos o limite em nossas vidas…
Abraços..
Não entendi a sua pergunta, por favor explique, coloque nos detalhes… Gostaria de entender! 😀
a nossa condição?
imediato… limites?
O nosso corpo, pois como energia, somos muito versáteis.