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Anônimo(a)

Se há o sistema banco a banco, seqüêncial,simultâneo na injeção eletrônica..todos sobem juntos ?

Se há o sistema banco a banco, seqüêncial,simultâneo na injeção eletrônica, então existe cilindros que sobem e descem simultaneamente ao mesmo tempo ?

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1 Answer

  1. Em um motor 4 tempos, de 4 cilindros, por exemplo, dois dos pistões chegam encima juntos, mas um no escape e o outro na compressão; e dois chegam juntos embaixo, mas um na combustão, e o outro na admissão.

    Mas não tem muito sentido falar em “encima” e “embaixo”, pois existem motores deitados, como os boxer, muito usados nos Porsche, Subaru, e nos motores à ar dos Fusca e derivados, que possuem originalmente projeto Porsche, e ainda existem muitas Ferrari mais antigas com motores boxer, como a Testarossa de 1986, que nem é um modelo tão antigo assim. Na década de 70, existiu a Ferrari Berlineta Boxer, com seu nome em alusão ao posicionamento dos cilindros no motor.

    Tudo isso pra entender que em motores boxer, os pistões não sobem e descem, e sim se deslocam de um lado para outro, na horizontal.

    O motor do Smart, da Mercedes, possui 2 cilindros, em posição “deitada, um para cada lado, ou seja, boxer, e o Classe A, possui motor “flat”, que é a designação de motores com cilindros “em linha”, ou “na mesma linha”, que no Classe A são 4, e ficam deitados, com o cabeçote apontando para a frente do carro.

    Em motores com nº de cilindros múltiplo de 4, ou seja, os 4 tempos do ciclo Otto, os pistões “se encontram” encima e embaixo, mas realizando “tempos diferentes”.

    Na verdade a coincidência tem mais a ver com os graus da circunferência realizada pela árvore de manivelas, chamado mais comumente de virabrequim, do que com o tipo de ciclo.

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