Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Se o pres.do BR fosse morto em veículo oficial americ,isto é,territ. ficto americ,q direito valeria?AMER OU BR?

Se o presidente brasileiro estivesse em veículo oficial americano, isto é, território ficto americano, e fosse assassinado? Quais leis aplicar-se-iam?

Pergunta sobre Direito. Território Real / Ficticio.

Obrigado!
Qual justificativa? Porque seria no BR se o território é americano? Ou, porque seria no EUA, se o pres. é representante do Estado, e no caso, personificaria a soberania deste.

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. Olá, gostei da explanação do Renato, ou seja, no CP brasileiro, Art 7º, inciso I, alínea ‘a’ diz que ficam sujeitos à lei brasileira os crimes contra a vida ou a liberdade do Presidente da República. PORÉM, isso não se aplica caso alguém matar o presidente para roubar, por exemplo. Ou seja, se alguém matar o presidente do Br sem saber que ele é presidente, para rouba-lo, por ex, a alínea acima não se aplica.

  2. Veja bem, automóvel não é território estrangeiro mesmo sendo veículo oficial, somente embarcações e aeronaves e tem que ser públicas porque embarcações e aeronaves particulares não gozam desse privilégio. Mas respondendo sua pergunta o direito internacional diz que qualquer atentado contra uma autoridade presidencial em qualquer lugar do mundo o agressor será processado pelas leis do país ao qual o presidente pertence. Mesmo as embaixadas e consulados, que são território estrangeiros, estão sujeitas as leis do país onde elas se localizam, desde que o crime não tenha sido cometido pelo embaixador e seus familiares ou o cônsul que possuem imunidade (os familiares do cônsul não gozam de imunidade, somente os familiares do embaixador), portando se um funcionário da embaixada matar outra pessoa, seja ela quem for e de que nacionalidade for, será julgado pelas leis do país em que se encontra a embaixada ou consulado.

  3. inicialmente convém esclarecer que a Teoria da extensão do território já é superada pelo direito internacional, ressalvadas as exceções previstas em lei. Exemplo disso as embaixadas que são protegidas não por serem consideradas território estrangeiro, mas por normas que regulam a representação em nações estrangeiras.
    Em relação ao veículo, no caso terrestre ( automóvel) segundo o art. 5 ª do Código Penal, se aplica a lei nacional se o crime foi cometido em território nacional, ou seja, o veículo não é extensão do território estrangeiro, no caso americano.
    Sendo o território nacional aplica a lei nacional e sendo no estrangeiro ( EUA) vejamos o seguinte artigo de lei, esclarecedor; art. 7º CP: ” Ficam sujeitos a lei brasileira , EMBORA COMETIDO NO ESTRANGEIRO. Inciso I, Alínea a) Contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
    Espero ter sido claro, interessante pergunta !

  4. O Processo seria realizado no Brasil…

    Vc por acaso é um terrorista?

    Abraços haha

Related Questions