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Anônimo(a)

Se os trilhos do trem não são energizados onde está a outra fase que alimenta o motor do trem?

Uma é a rede aérea e a outra? Não são os trilhos mesmo? Não dão choque em virtude da amperagem ser baixa? Não sei, não entendo de eletricidade…

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3 Answers

  1. &/-Dri – os trilhos não são energizados. O trem recebe a alimentação elétrica através da rede suspensa chamada Catenária ou Rede Suspensa – a voltagem é CC ( Corrente Contínua ) e CA ( Corrente Alternada ) – em nenhuma das duas existe o contato com a linha do trem, ambas são fontes de alimentação e trem possui sistema de bloqueio, não permitindo que se passe corrente elétrica para os trilhos, tanto os trens de Metro como os demais trens, é como uma carro que produz eletricidade ( alternador ) e tem sistema de isolamento, pois se houver contato entre positivo ( fonte geradora ) e negativo ( fonte terra ) haverá a queima do alternador e demais componentes ou até mesmo o veículo vir a pegar fogo.

    Existe uma larga variedade de sistemas de tração elétrica em todo o mundo que foram construídos de acordo com o tipo de ferrovia, local e tecnologia disponíveis na época da instalação. Muitas delas foram construídas há mais de 100 anos, algumas quando a eletricidade mal tinha saído das fraldas, e isto teve grande influencia no que vemos hoje. A transmissão de eletricidade é feita sempre ao longo da via por meio de cabos aéreos ou no chão, usando um terceiro trilho extra ( o Metro ), próximo aos trilhos das vias. Sistemas CA sempre utilizam cabos aéreos, já os sistemas CC podem utilizar tanto cabos aéreos quanto terceiro trilho, e ambos são comuns. Ambos os sistemas de cabos aéreos requerem ao menos um coletor anexado ao trem de modo que sempre haja contato com a energia elétrica. Os coletores de corrente elétrica usam “pantógrafos”, chamados assim por causa do formato da maioria deles até 30 anos atrás aproximadamente. O circuito de retorno é feito utilizando os trilhos das vias para fazer a corrente até voltar à subestação. Os trilhos têm potencial de “terra” (zero volts) e são conectados às subestações.

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