Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Sobre o curso de economia?

Como é o curso de economia? Que salário eu posso ganhar sendo economista?
Tipo, se eu quiser chegar ate o mais alto escalão dessa carreira, qual é o caminho que devo seguir? Qual o cargo máximo nessa carreira? Mestrados e doutorados em que áreas da economia são mais interessantes e aconselhaveis? E estágios, tem muitos durante o curso??

Vale 10 pontos

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. É o seguinte,
    Sua pergunta é muito relativa. Vou responder resumindo suas perguntas
    1-O curso de Economia é muito bom por que é um dos cursos mais completo, pois, ensina vc a trabalhar em qualquer área, desde abrir seu próprio negocio até se presidente de um país;
    2-O salário vai de acordo com seu conhecimentos, com o seu diferenciall perante seus concorrentes;
    3-As áreas a seguir como economista, vai de acordo com o seu perfil e como a economia do país esteja após a conclusão do curso;
    4-Tem muitos estágios, visto a escassez de Economistas no mercado e a abrangência de setores onde vc poderá trabalhar, como na área de administração, contábeis e finanças no geral.

    Eu estou no 8º período de Ciências Econômicas e lhe digo que o curso não é fácil, porém, prazeroso.

  2. — Como é o curso de economia?
    Economia é um curso extraordinário. Por ser um curso muito completo, poderás atuar tanto na iniciativa privada quanto na área governamental. Poderás dar aula em nível médio (matemática ou história), com um mestrado ou doutorado em mãos ficaria fácil atuar em uma faculdade. Dentro de uma empresa de porte, poderá trabalhar em diversos departamentos, finanças, projetos, engenharia de produção e até qualidade. Podes atuar como consultor ou em alguma área de apoio correlata como demografia ou economia ambiental, por exemplo. Ao sair do curso estará apta a montar e gerir seu próprio negócio seja na área produtiva, comercial ou analítica. Mais recentemente com o advento das ONG’s o campo de trabalho se abriu ainda mais.

    Portanto, poderás atuar num banco na Av. Paulista, num projeto de manejo sustentado no meio da Floresta Amazônica, prestando consultoria em Londres, lecionando numa faculdade em Florianópolis, ser dono de uma pousadinha na Chapada Diamantina, ou assessorando uma cooperativa de fazendeiros em Goiânia.

    Até o final da década de noventa os economistas brasileiros eram muito bem vindos no exterior. Informações recentes parecem apontar hoje, uma preferência maior pelos asiáticos: indianos e chineses, mas dado o passado histórico do Brasil, ainda somos muito bem lembrados lá fora. Isso tudo sem falar do status, da credibilidade e da honra de ser economista

    A escolha pela faculdade certa é um ponto fulcral e de extrema importância, seja qual for o curso que optar. No que tange o Curso de Economia há um cuidado especial: Como é um curso muito amplo, há grandes diferenças entre os cursos ministrados nas diversas faculdades. Por exemplo, as faculdades federais tendem a dar mais ênfase na área teórica, portanto o peso da história, micro-economia e macro-economia tendem a ser maior. Já na PUCMinas, onde estudei, era dada alem da teoria uma ênfase muito grande na matemática o que ratificava as três disciplinas de matemática e quatro de estatística e econometria. Mas infelizmente, ultimamente, há várias faculdades dando uma ênfase maior na “praticidade” da economia, tentando aproximá-la a disciplinas como Administração e Contabilidade, dando ênfase ao que é mais diretamemte “palpável” e deixando de lado a teoria e o conflito de idéias que é um dos pilares na estruturação de um bom curso de economia. Normalmente esses cursos se confundem com cursos de administração alguns são dados em apenas dois anos e na maioria das vezes são cursos novos de faculdades novas que na maioria dos casos nem tem autorização de funcionamento do MEC. Sugiro ficar atento a isso Administração é um curso. Economia é outro completamente diferente.

    É um curso relativamente barato, pois as aulas de laboratórios (o que normalmente encareçe outros cursos) podem ser ministradas através da estrutura de outros cursos, como computação e administração, por exemplo (laboratórios de estatísticas, Empresas Júniors, etc.). Falar de valores é complicado pois isso varia muito, mas paradoxalmente as ditas “melhores” faculdades de Economia são gratuitas (USP, UNICAMP, UNB, UFMG). É um curso onde se lê muito, tanto no curso quanto fora dele, dada a necessidade em se acompanhar os cenários interno e externo. Parte dessa leitura está nas disciplinas de História, Micro e Macroeconomia. A parte da Matemática também é muito intensa (limites, funções, matrizes, derivadas e integrais), sem contar com tudo que é ensinado na área de Estatística.

    Para melhores detalhes, leia essa resposta: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AjfXeLM2FTOKiTTSfLtjlK7J6gt.;_ylv=3?qid=20070901082116AAqzxBk

    — Que salário eu posso ganhar sendo economista? Tipo, se eu quiser chegar ate o mais alto escalão dessa carreira, qual é o caminho que devo seguir?
    Não há como falar em salário pois isso dependerá de você, de como você atuará na profissão, onde atuará e até onde estará disposto a ir. Se optar pela área acadêmica ou pesquisa um mestrado, um doutorado e um pôs doutorado é aconselhável. Para área financeira, empresarial, consultoria ou afins, diversas pós, um mestrado em áreas como administração, comércio exterior, direito, estatística, etc. Muitos optam por um segundo curso superior.

    — Qual o cargo máximo nessa carreira?
    Não há limites.

    — Mestrados e doutorados em que áreas da economia são mais interessantes e aconselhaveis?
    Como disse acima isso dependerá de como atuará na profissão, ou seja, suas escolhas.

    — E estágios, tem muitos durante o curso?
    Sim. Há uma boa quantidade de estágios na área e o melhor, instituições que fazem a ponte entre as vagas e o estudante. Basta saber procurar. No entanto, há um sério problema, neste quesito, é muito comum administradores, contadores, engenheiros adentrarem em nossa área de atuação o que aumenta consideravelmente a concorrência, em muitos casos injusta, algo que deves ficar atento.

    Valeu?

    Barbosa.

  3. O curso de Economia é muito teórico, você tem matérias como Sociologia, Filosofia, noções de Direito, Contabilidade Geral e Pública, História do Pensamento Econômico e aquelas específicas da área de Economia, claro, como Economia Internacional, Economia Política, Desenvolvimento Econômico. Mas também existem as matérias ligadas às ciências exatas como matemática financeira, econometria, estatística. A carga de leitura é bastante grande, é preciso aprender a interpretar as correntes do pensamento econômico e a compreender a evolução econômica e social brasileira e internacional e é preciso fazer uma monografia ao final do curso.
    Para se chegar longe nessa profissão é preciso ler muito, estar sempre bem informado e aprender línguas. É preciso ser um pesquisador e ter senso crítico, por isso um curso de pós-graduação como mestrado e doutorado numa boa escola em muito contribui para o sucesso na carreira. As áreas específicas são muitas, a maioria dos profissionais atuam na área financeira, aquela que exige que o profissional analise o mercado para saber quais os melhores investimentos adotar ou de planejamento estratégico em que avalia as oportunidades e os riscos de mercado em prol dos negócios de uma empresa. Mas há áreas muito interessantes como Economia agroindustrial, Economia Ambiental e também de Políticas Públicas ( no âmbito municipal, estadual ou federal). Particularmente, acho a área de Pesquisa a mais interessante, envolvendo indicadores econômicos. Há muitas oportunidades de estágio durante o curso em diversas áreas, inclusive na área bancária e industrial. O profissional da área de Economia não pode parar de estudar e de se informar nunca.Os salários variam muito porque a área de atuação é bastante extensa, vão desde o comércio até altos escalões do governo, como Ministério do Planejamento.

  4. Se vc. for talentoso,ousado,destemido, pode chegar onde quiser.

    Os salários para esse profissional sãomuito bons.

    Pode chegar a 20.000/30.000….

    Não basta ter o diploma de uma faculdade de ponta.

    Nem ser sómente um ótimo economista.

    É preciso mais,muito mais.

    Não basta ser ótimo,éprecisoser excelente.

    O TOP dos TOPS.

    O Rei dos reis.

    Se vc. tiver talento,garra,determinação esse é o caminho.

    Aliás…de qq . profissão.

    Se chegou até aqui e não esmoreceu precisa então de focar nos seus objetivos.

    Ah…sorte tb. conta…por isso…boa sorte.

Related Questions