Ja sei que os aviões a jato, usam a reversão de turbinas para ajudar no freio da aeronave. E como os aviões com hélice funcionam na hora do freio quando estão pousando?
Anônimo(a)
Asked: 9 de dezembro de 20102010-12-09T10:57:07-02:00 2010-12-09T10:57:07-02:00Aviação
Sobre o freio do avião com hélices?
You must login to add an answer.
Lampadin…
Alguns aviões turboélices possuem o chamado passo reverso que quando acionado muda o ângulo de incidência das pás da hélice, fazendo com que o ar seja projetado para frente ao invés de para trás, atuando assim como um reverso.
Já os Aviões com motores a pistão , não dispõe deste recurso, para tanto tais aviões utilizam apenas os freios convencionais das Rodas dos Trens de Pouso.
1-> Não existe avião com hélice, existe turbo hélice!
2-> A função do “reverso” em uma aeronave turbo hélice como não existe, na freiagem nos motores a pás, giram não mais no sentido horário e sim no anti-horário o que diminui a rotação e aeronave diminui continuamente sua velocidade!
Sua pergunta foi perfeitamente respondida pelo Matchbox, porém acrescento apenas um detalhe. Em alguns casos de motores à pistão, tem também a opção de mudar a posição das pás, fazendo assim o vento ser mandado pra frente da aeronave.
Já o Richardson Nixon só falou besteiras.
Por exemplo, que não existe avião com hélices, mas só turbohélices. Na verdade existem motores a pistão em linha ou radial, e que utilizam hélices, mas não são com propulsores a jato.
E mais, imagine o motor parando e começando a rodar no sentido inverso, para assim reverter o fluxo de ar. Parece fácil, mas e se o piloto precisar arremeter a aeronave? Tá lascado!
Acho que você quis dizer avioes Turbo Hélice certo? Então vamos la…
Os aviões como motor a pistão (hélices/pás), motores Turbo Hélice ou motores Turbo Fan pode ter freios Hidráulicos, Pneumaticos ou Mecanicos, Além do reverso se o aviao tiver. O freio mecânico é o sistema mais simples e confiável de todos os demais, porém, só pode ser usado em aviões de pequeno porte (ex: Aero Boero) devido ao peso das superficies de comando. O acionamento dos freios é dado mecanicamente através de cabos, hastes, alavancas, polias, etc. O freio Pneumatico é um sistema acionado por um cilindro mestre que comprime o ar que está em seu interior quando é acionado. Este sistema é o menos confiável, pois não há como constatar o vazamento do ar em uma inspeção visual. E o freio Hidráulico é o sistema mais utilizado, usado em aeronaves de grande, médio e até pequeno porte. É acionado por um cilindro mestre com o fluído de freio em seu interior. A visualização de vazamentos é facilmente detectável.
Portanto creio eu que o sistema usado em aviões Turbo Hélice é o sistema Hidráulico.
O Match Box respondeu perfeitamente. ;]
Algumas aeronaves como o Embraer 120 também tem o reverso e mais os freios, porém não tem o spoiler. Outros aviões turbohélices não têm reverso e usam apenas o freio.
tanto os as jatos e os de hélice o freio e um equipamento chamado flape, os as jatos não freia na reversão o flape e que ajuda a freia, junto com as rodas.
Só ilustrando a perfeita resposta do MATCHBOX – os exemplos mais espetaculares de passo reverso em turbo hélices estão nos aviões BÚFALO e HERCULES da FAB. São aviões de transporte de tropas, de médio porte, aptos a operar em pistas curtas, de terra, não preparadas.
Assim que tocam na pista, são acionados os reversos das hélices. O freio é violento.
Em alguns casos, chegam rodar um pouco DE RÉ !!!
Eu tenho gravado (ainda em VHS rsrsrs) um BUFALO operando com paraquedistas em Boituva SP – pista de apenas 800 metros, de terra.
É incrível a capacidade de frenagem na reversão.
abs
JERO