Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Sobre o freio do avião com hélices?

Ja sei que os aviões a jato, usam a reversão de turbinas para ajudar no freio da aeronave. E como os aviões com hélice funcionam na hora do freio quando estão pousando?

You must login to add an answer.

8 Answers

  1. Lampadin…

    Alguns aviões turboélices possuem o chamado passo reverso que quando acionado muda o ângulo de incidência das pás da hélice, fazendo com que o ar seja projetado para frente ao invés de para trás, atuando assim como um reverso.

    Já os Aviões com motores a pistão , não dispõe deste recurso, para tanto tais aviões utilizam apenas os freios convencionais das Rodas dos Trens de Pouso.

  2. 1-> Não existe avião com hélice, existe turbo hélice!
    2-> A função do “reverso” em uma aeronave turbo hélice como não existe, na freiagem nos motores a pás, giram não mais no sentido horário e sim no anti-horário o que diminui a rotação e aeronave diminui continuamente sua velocidade!

  3. Sua pergunta foi perfeitamente respondida pelo Matchbox, porém acrescento apenas um detalhe. Em alguns casos de motores à pistão, tem também a opção de mudar a posição das pás, fazendo assim o vento ser mandado pra frente da aeronave.
    Já o Richardson Nixon só falou besteiras.
    Por exemplo, que não existe avião com hélices, mas só turbohélices. Na verdade existem motores a pistão em linha ou radial, e que utilizam hélices, mas não são com propulsores a jato.
    E mais, imagine o motor parando e começando a rodar no sentido inverso, para assim reverter o fluxo de ar. Parece fácil, mas e se o piloto precisar arremeter a aeronave? Tá lascado!

  4. Acho que você quis dizer avioes Turbo Hélice certo? Então vamos la…

    Os aviões como motor a pistão (hélices/pás), motores Turbo Hélice ou motores Turbo Fan pode ter freios Hidráulicos, Pneumaticos ou Mecanicos, Além do reverso se o aviao tiver. O freio mecânico é o sistema mais simples e confiável de todos os demais, porém, só pode ser usado em aviões de pequeno porte (ex: Aero Boero) devido ao peso das superficies de comando. O acionamento dos freios é dado mecanicamente através de cabos, hastes, alavancas, polias, etc. O freio Pneumatico é um sistema acionado por um cilindro mestre que comprime o ar que está em seu interior quando é acionado. Este sistema é o menos confiável, pois não há como constatar o vazamento do ar em uma inspeção visual. E o freio Hidráulico é o sistema mais utilizado, usado em aeronaves de grande, médio e até pequeno porte. É acionado por um cilindro mestre com o fluído de freio em seu interior. A visualização de vazamentos é facilmente detectável.

    Portanto creio eu que o sistema usado em aviões Turbo Hélice é o sistema Hidráulico.

  5. Algumas aeronaves como o Embraer 120 também tem o reverso e mais os freios, porém não tem o spoiler. Outros aviões turbohélices não têm reverso e usam apenas o freio.

  6. tanto os as jatos e os de hélice o freio e um equipamento chamado flape, os as jatos não freia na reversão o flape e que ajuda a freia, junto com as rodas.

  7. Só ilustrando a perfeita resposta do MATCHBOX – os exemplos mais espetaculares de passo reverso em turbo hélices estão nos aviões BÚFALO e HERCULES da FAB. São aviões de transporte de tropas, de médio porte, aptos a operar em pistas curtas, de terra, não preparadas.
    Assim que tocam na pista, são acionados os reversos das hélices. O freio é violento.
    Em alguns casos, chegam rodar um pouco DE RÉ !!!
    Eu tenho gravado (ainda em VHS rsrsrs) um BUFALO operando com paraquedistas em Boituva SP – pista de apenas 800 metros, de terra.
    É incrível a capacidade de frenagem na reversão.

    abs
    JERO

Related Questions