queria saber porque algumas lanchas vem com motor de 270 cavalos, outras com 70.
mas isso importa?
o que vale nao é o RPM, a velocidade que a elice vira?
qual é a diferença de um motor com 270 cavalos que chega 5.000 rpm pra um 70 cavalos que chega a 8.000rpm?
eu acho que vai muita potencia desperdiçada.
Cada tipo de lancha, dependendo do formato do casco, tamanho e peso tem um tipo de motor próprio.
Você colocar uma motor dois tempos, de popa, em uma barco muito pesado e como um casco com o “V” acentuado, provavelmente a embarcação nem vai sair do lugar.
As lanchas tem casco variados, tanto que eu poderia ficar três horas escrevendo sobre isso.
Procure saber sobre cascos e seus formatos. Existe cascos de fundo plano ou em “V”, basicamente.
Embarcações maiores usam o sistema de casco deslocante, que apesar de ter o fundo em formato de “V” não planam.
Existem as lanchas de “V” planante, “V” profundo, hidro “V” e uma infinidade de outros modelos, cujo angulo do ‘V” da quilha é diferente ou possui multi quilha, como os trimarãs e catamarãs.
Planar é quando em certa velocidade uma lancha levanta parte de seu casco e fica com ele fora, deixando apenas um porcentagem em contado com o água. Com isso diminui o arrasto e dá maior velocidade à embarcação com menor consumo de combustível e potência do motor.
Mas quanto a sua pergunta, deve-se sempre levar em conta o torque do motor. Torque de motor, em suas variadas faixas de rotação, é algo que você vai precisar ler na internet, pois é muito longo para explicar agora.
A potência do motor, e seu torque são fatores para se calcular qual motorização, em função do tamanho, tipo de casco e uso que se vai feito desta embarcação.
Uma embarcação de passeio, que não puxe skis ou slalons, usa um tipo de motor, com maior potência e torque mais elevado em baixas rotações, para poder colocar mais passageiros. Já uma lancha para esquiar e mais leve, pode usar um motor de popa, com alta rotação e torque mais elevado na faixa de rotação final, para poder deslanchar mais rápido e dar uma velocidade final maior.
O peso e a finalidade, quanto à pegar mar pesado, ou andar em rios e represas onde se tem um casco mais leve e raso, determina o motor que vai ser usado.
Colocar um motor de alta rotação em um barco com a quilha de ângulo médio e pesada, é errado, pois existe um fenômeno chamado cavitação. Que é quando a hélice gira tão rápido que forma um vácuo em seu redor, fazendo-a girar mais rápido, mas sem empurrar a água próxima à superfície da pá. Geralmente este fenômeno é o responsável por quebras de eixos, de de pás de hélices e danos ao motor.
Quando tinha onze anos já pilotava uma lancha de sete toneladas!
Infelizmente a vida foi meio cruel comigo, e hoje estou afastado do mar!
eu não sei mais me nomeia como melhor resposta??
É simples, tem lanchas q pesam apenas 300Kg, são pequenas, sem nenhum luxo,. geralmente usadas para pesca como hobby, mas também tem lanchas que pesam 20t ou mais. Vc acha q um simples motor de 70 Hp, teria força suficiente para empurrar essa máquina??