to com um problema com a minha filha mais velha de 16 anos, ela mora comigo des dos 9 anos a questão é que quando ela morava com a mão eu pagava pensão, e depois quando ela veio mora comigo eu não quis receber ajuda, acontece que tenho mais dois filhos, 2 e 1 ano, cada um com uma mulher , quero acerta a situação, e defenir pensão pos 3 pois a mais velha esta querendo ir morar com a mae, a de 2 mora com a mãe e o de 1 estou junto com a mae , mas gostaria de acerta todos, sou profissional liberal, pago inss sobre 1 salario, e tenho renda na faixa de 1000, o que deve pagar a cada um, obrigado.
Anônimo(a)
Asked: 10 de março de 20112011-03-10T20:39:39-03:00 2011-03-10T20:39:39-03:00Divórcio
sobre pensão alimenticia?
You must login to add an answer.
Quem possui filhos menores de idade e não mora com eles, deve auxiliar financeiramente através do pagamento da Pensão Alimentícia. O valor dessa contribuição é variável a cada família e não existe uma tabela padrão que indique o quanto é justo ou não, conforme explica Adriano Ryba, Presidente da ABRAFAM – Associação Brasileira dos Advogados de Família. Existem critérios e parâmetros que são observados pelos Advogados de Família e pelos Juízes de Família na hora de, respectivamente, pedir e fixar esse valor. Obviamente que se os pais chegam a um acordo e não representa grande prejuízo para os interesses do filho, o valor acertado será homologado pelo juiz.
Recentemente, foi noticiado o caso de um importante político que pagava pensão à filha concebida fora do casamento no valor mensal de doze mil reais. A notícia gerou muitos questionamentos se a pensão não deveria se limitar a 30% da renda do pai ou da mãe. A situação veiculada na mídia, sem entrar na vida privada dos envolvidos, serve de exemplo para entender como se calcula a pensão quando existem diversas fontes de renda envolvidas.
Se o contribuinte da pensão tem emprego fixo (com carteira assinada ou funcionário público), o valor deverá ser estipulado em percentual da sua renda. Para cálculo da alíquota, influirá o número total de filhos menores que ele possui e o quanto esse percentual representa em valor real. Secundariamente, também afetará se ele possui outros dependentes (esposa, pais, enteados, etc), se tem moradia própria, o estado de saúde dos envolvidos, se oferece dependência no plano de saúde, além da existência de outras despesas excepcionais.
Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um. Se forem três, 10% cada; porém, percentual inferior a esse somente tem sido admitido quando o valor representa quantia razoável.
Caso o pagador de pensão seja profissional liberal ou autônomo ou caso tenha renda informal ou extra-salarial, a pensão costuma ser estabelecida em valores certos. É prevista correção anual dos valores pelo salário mínimo ou outro índice econômico. Irá influenciar no valor da pensão a média de ganhos do pai, o padrão de vida que ele leva e os sinais de “riqueza” que ele apresenta. Os filhos têm direito de usufruir do mesmo padrão de vida do pai, mas a pensão não deve servir para fazer poupança. Além de ser avaliada a possibilidade do pai e a necessidade da criança, é considerada a proporcionalidade entre o que o(a) representante da criança diz que ela precisa e o que é razoável disponibilizar para ela.
que homem mas cabecinha
com essa miseria de salario vai fazendo filhos em toda torcida do flamengo.
nao sei se vc os essas mulherzinhas sao tontas……..
porque o que ganha uma mulher estando com um homem
com 3 pobres criaturas de cada idiato ups mulheres?
deveria ter pena de morte pra macho e vadias fracassados
Se explica na justiça eles não podem te deixar sem nada
Vc só paga pensão praum, já que dois moram com vc,.
Vc vai ter que entrar em acordo com as mães das crianças,se elas não aceitarem o acordo vc devera entrar na justiça com uma processo de oferta de alimentos,
Vc deve colocar no processo o valor que vc ganha e dizer que tem 3 filhos e cada um com uma mulher,nesse caso o juiz vai analisar as suas possibilidades.
Creio que vc deve oferecer cerca de 11% do seu salário para cada filho que dará 110,00 reais,mas vai depender do juiz
caralh*, to com pena de tu, parceiro.
Ganhar 1000 reais por mes e ter 3 filhos pra pagar pensão é fod*.