A sociedade é uma rede de relações entre individuos, entre grupos sociais e instituições. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nivel das relações entre individuos na sua vida cotidiana como no nivel da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social. Mas tais estruturas experimentam mudanças: portanto, a sociedade deve ser estudada em seu desenvolvimento histórico e não como um simples grupo de gente ou um conjunto de instituições existentes num dado momento.
BOTTOMORE,Thomas. In:MARQUÉS, J., MOLLÁ, D.,Salcedo, S.
A sociedade atual. Rio de Janeiro: Salvat Editora do Brasil, 1979. p.9.
Coleção Biblioteca Salvat de Grandes Temas.
1-Explique o que quis dizer o autor ao afirmar que as relações sociais aparecem personificadas nos conceitos, normas e regras que regulam a conduta social. Cite algumas regras de conduta que personificam relações em uma sociedade.
2- Por que o autor afirma que a sociedade deve ser estudada em seu desenvolvimento histórico?
1 – Ele quis dizer que nas relações entre os indivíduos há regras de conduta que orientam seu comportamento em sociedade. Esses valores que estão presentes na sociedade vão sendo adotados por nós desde criança através, primeiramente, da família, que vai lhe ensinando como conviver em sociedade. Esse processo de aprendizagem dos hábitos e cultura de uma determinada sociedade se denomina socialização.
Exemplos de regras de conduta: não falar palavrões, não se vestir de modo obsceno, não roubar etc.
2- Porque a moral , os valores sociais e a sociedade no geral vão mudando ao longo do tempo. Como ele disse, não podemos estudar a sociedade apenas levando em consideração um determinado período na qual ela se encontra, mas conhecer todo seu processo de formação ao longo da história que resultou naquilo que ela é hoje.