O sinistro ocorreu em fevereiro, sendo que ja tinha quitado a 1 parcela, quando a seguradora constatou perda total transferi o DUT para a mesma sendo que, deveria o restante do ipva por conta da mesma ja que o veiculo nao se encontrava em minha posse, ela descontou o ipva restante da minha indenizaçao. Está correto? nao deveria a mesma descontar 1/12 avos (proporcional)
Qualquer débito do ano em curso será descontado. Mesmo que ainda não tenha vencido.
Isso é necessário para a seguradora transferir o salvado para o nome dela.
Correto, para dar baixa do veiculo no DETRAN tem que estar todo legalizado.
Não, pois o procedimento é este mesmo.
Sou corretor de seguros e isso realmente é correto, dentro das normalidades de um processo de sinistro. Assim como multas, licenciamento e/ou qualquer outra dívida que o veículo possuir será sanado no momento do sinistro. Pois o responsável por estes pagamentos seria você, o segurado.
Isso ocorre porque a Cia não lhe comprou o veículo por vontade própria, ou seja, ela foi obrigada por contrato a comprá-lo de você, então, ela não tem responsabilidade alguma com dívidas do veículo.
Imagine se acontece perda total em um veículo que possua 20 mil reais em dívidas, e a seguradora pagasse a indenização sem cobrar tais valores, assim ela pagaria uma indenização integral e ainda teria que arcar com dívidas as quais ela não é responsável e por isso as Cias descontam as dívidas no momento da indenização.
O princípio do seguro é restabelecer a condição que o segurado tinha antes do sinistro, e antes do sinistro você teria que pagar IPVA e todos outros encargos do veículo certo? Então na há nada mais justo do que a seguradora cobrar-lhe esses valores.
Espero ter ajudado
Diogo Leal
Corretor de Seguros