I – após a leitura das poesias, faça uma CRITICA REFLEXIVA sobre a escravidão no brasil, destacando a importancia dos escravos para a economia colonial, assim como a visão ETNOCENTRICA que predominava nesse momento.
Poesias: MATER DOLOROSA , CANÇÃO DO AFRICANO , O NAVIO NEGREIRO
Por favor me ajudem , nem que seja só uma pequena informação! valendo 5 ESTRELAS
É fácil, na realidade voce só tem que ler essas poesias e escrever um pouco. Uma critica reflexiva é uma crítica menos “ofensiva”, você vai apenas comentar os pontos negativos da escravidão no Brasil, levando em conta a importância dos escravos pra economia e a visão etnocentrica da época, quer dizer, eles botavam a RAÇA das pessoas acima de tudo.
A informação crucial que você tem que ter é que o escravo era importante na economia colonial por que era escravo, ou seja, trabalhava “de graça´´ com uma produção crescente bastante satisfatória. Ele produzia muito e por outro lado o senhor de engenho não pagava nada, então a lucratividade era alta, aumentando consideravelmente os índices da economia.
após a leitura dos poemas, pode-se notar quão dura foi a escravidão no Brasil, sobre a visão etnocentrica, o preconceito era claro – por que houve escravidão? a diferença de cores e de raças fez dos brancos terem se sentido superiores aos negros ecravisando-os desta forma, e os mesmos sendo minoria nos lugares para onde eram vendidos, nada puderam fazer. na economia colonial, isto gerou um novo tipo de mercado – o mercado escravo. com a movimentação de dinheiro da compra e da venda, e os mínimos gastos para manter estes “empregados” saiam ganhando os capitães de fazendas qual garantia maior concentração de dinheiro.
leia a resposta acima e se baseie-se nela para tirar uma resposta, é a pur realidade sobre a escravidão