Boa noite senhoras e senhores, venho trazer uma questão que tenho certeza ser a pedra no sapato dos iniciantes (como eu) do FS… existe alguma dica, ou procedimentos corretos para uma boa aproximação sem instrumentos? pois eu nunca consigo descer a rampa imaginaria até a pista, descendo mto antes ou mto depois, ou entao sempre entro torto na pista, a velocidade vertical tb nao ajuda sempre pouso igual a um cometa rsrsrs… existe alguma norma q possa me/nos ajudar?
tipo eu uso um Boeing 737-800 da GOL no Flight Simulator 2004 … normalmente faço a minha aproximação com velocidade de 150 nós,
Alguem ajuda ae????
A dicas abaixo é para um POUSO REAL, com um monomotor.
É claro que ANTES de qualquer voo, temos que conhecer as VELOCIDADES indicadas no manual do avião, para diversas configurações e peso.
O segredo de qualquer pouso, quando você não está muito treinado no equipamento, é fazer uma LONGA FINAL, ou seja, prolongar a perna do vento e fazer una final de 4 a 5 minutos – isso te dará TEMPO para ESTABILIZAR o avião e calcular sua rampa, dando tambem tempo para corrigir desvios. Se estiver muito alto ou muito baixo, ou se por qualquer motivo, se sentir desconfortável na final, não hesite um só segundo, ARREMETA imediatamente e faça tudo de novo.
– Quando entrar na final, e sem qualquer auxílio de instrumentos ou balizadores, OLHE para o ponto de toque e traçe mentalmente uma reta entre o ponto de toque e você.
– Mantenha o avião nessa reta invisível. Controle seu AFUNDAMENTO pela aceleração do motor e FLAPS e MUITO CUIDADO com a redução excessiva da velocidade, que poderá causar um stol a baixa altura, coisa bem perigosa. É preferível, sempre, chegar meio alto do que muito baixo.
Se você não está muito seguro com a situação, nunca tente GLISSAR para perder altura, ou fazer grandes acelerações para ganhá-la. Simplesmente arremeta e faça tudo de novo.
– Supondo que faça uma rampa legal, ao cruzar a cabeçeira, olhe, de relance, o velocímetro (esqueça o climb) e verifique sua velocidade. Se estiver muito alta, ARREDONDE O VOO a uns 30 metros do solo, mantenha o motor em marcha lenta, e aguarde a redução da velocidade.
CUIDADO: nessa fase, a velocidade vai cair MUITO RAPIDAMENTE.
– Quando sentir a velocidade caindo, baixe um pouquinho o nariz e mantenha um voo NIVELADO COM A PISTA, A APENAS 1 metro ou menos do solo.
– Quando sentir que o avião vai “parar de voar” – vai STOLAR, levante o nariz para a posição 3 pontos (se for de trem convencional) ou ligeiramente (para não tocar com a bequilha) quando for triciclo. Tudo isso suavemente, mantendo a altura mínima da pista (o ideal é mais ou menos 30 cm) para não “sair voando” de novo.
– Nessa fase, ESQUEÇA INSTRUMENTOS. Olhe para fora, mantendo a reta da pista, e com o canto dos olhos pára a ponta das asas, mantendo-as NIVELADAS. Isso é importante.
– Qualquer sentir que tocou a pista, REDUZA TOTALMENTE o motor (se já não o fez) – MANTENHA A RETA, espere a velocidade cair um pouquinho e recolha FLAPS. Não deixe o avião subir de novo, mas se ele o FIZER, com certeza vai stolar a metros da pista (perigoso) ACELERE IMEDIATAMENTE e “segure” o avião, não deixando que ele estole. Se tiver pista suficiente, deixe tocar de novo e corte o motor – caso não tenha, mantenha o voo, com o motor acelerado a pleno, a metros ou centímetros da pista, espere embalar e ARREMETA.
Lembre-se. A arremetida faz PARTE de qualquer pouso. Nunca tenha “vergolha” de arremeter. Faça quantas vezes achar necessárias.
Se se sentir meio “nervoso” após uma arremetida, nunca faça curvas fechadas no tráfego para vir imediatamente para novo pouso. Suba, circule, respire, PENSE no que errou, se tiver algum controle rádio, entre em contato e peça nova autorização. Faça isso quantas vezes lulgar necessário (estou me repetindo) mas é que já vi muitos acidentes por ANSIEDADE.
Ótimos pousos para você.
JERO
Se eu fosse você abaixava um pouco mais a vel de aproximação. Tipo uns 140 ou 135 a 7 ou 8 nm da pista. Repare que do lado da pista tem 4 luzes que ficam brancas ou vermelhas conhecidas como PAPI ( http://www.flyanything.com/images/VirtualAirport/Collection/VASIs_PAPI_2WHITE.jpg ). Tente seguir igual a imagem, duas brancas e duas vermelhas, que assim você fará uma aproximação na rampa ideal.
Todas as luzes vermelhas : Muito baixo
Todas brancas : Muita alto
3 Brancas e 1 vermelhas : Alto
3 Vermelhas e 1 branca : baixo
2 vermelhas e 2 brancas : rampa ideal.
O Segredo é treinar, que depois de um tempo você acostuma a manter a rampa.
Boa sorte
Mais uma foto http://www.aviatool.com/papi_light_2.jpg