pode ser porque estou usando só gasolina. Mais não fiquei satisfeito com a resposta foi muito vaga e sem fundamento.Isso é verdade?
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Pelo o pouco que sei todo o carro com injeção eletrônica possui cabeçotes com tuchos hidráulicos, estes tuchos com o passar do tempo se desgastam e começam a dar este sintoma de batida de válvula ,mas geralmente , quando isto ocorre deve se examinar além dos tuchos os balancins, e o comando de válvulas. as vezes é preciso trocar os 3 ítens.
OLÁ CARLOS ! O motor FORD ZETEC ROCAM – 1.0 e 1.6 – é sem dúvida um dos melhores motores fabricados no Brasil !
A versão FLEX tem um projeto de vanguarda técnica que elimina a possibilidade de “batida de pino” ( um ruído metálico que aparece quando se pisa fundo no aclerador ) !!
A solução adotada consiste na montagem de 4 (quatro) sensores de detonação – um para cada cilindro – fazendo com que a ECU ( módulo de gerenciamento do motor) controle o avanço do ponto de ignição para cada cilindro separadamente , e desta forma é praticamente impossível do fenômeno ocorrer com este tipo de motor !!
Com o avanço da tecnologia da injeção eletrônica, o mercado está enfrentando um problema com a mão de obra especializada pois os “novos mecânicos” , treinados nas escolas especializadas ( SESI, SENAI ) são instruídos sobre esta nova tecnologia mas não sabem o porquê do problema identificado pelos scanners de varredura digital : limitam-se a trocar componentes !
Por outro lado os mecânicos antigos não se atualizam tecnicamente e por isso mesmo ficam dando “chutes” a esmo , pois não possuem o conhecimento dos sistemas informatizados !
Quanto ao seu problema, todos os motores FLEX trabalham com taxa de compressão muito alta ( acima de 12:1 ) pois essa é a taxa mais adequada para o alcool, e exatamente por isso é que é necessário um ajuste automático do “avanço” da ignição : mais “adiantado” quando operando com alcool e mais “atrazado” quando abastecido somente com gasolina ;
Quem faz este ajuste automático é a “Sonda Lambda” que percebe a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape e assim reajusta o avanço continuamente para cada condição de mistura de combustível presente no tanque ;
Por sua vez o sensor de detonação é peça fundamental para que o motor funcione de maneira correta , pois trabalhando paralelamente à Sonda Lambda, percebe qualquer ruído anormal e “informa” à ECU a necessidade de reajustar momentâneamente o ponto de ignição.
Assim sendo , no seu caso, eu sugiro voce trocar a sonda lambda e verificar se os 4 sensores de detonação estão intactos e corretamente conectados ao chicote elétrico do motor .
Lembre-se : seu carro não é CORSA, CELTA ,PRISMA e nem VW !! Portanto não pode bater pino !! Se iso está ocorrendo é porque tem alguma coisa que precisa de manutenção !!
Siga minha orientação e voce vai resolver o problema, OK??
Abraços !
Eng. Luiz Guilherme B. Santos
Carlos,os motores flex zetec rocam tem taxa de compressão de 12:1 ou seja, é muito alta,é taxa de carro a alcool,carro a gasolina usa taxa de 10 para baixo,é por isso que quando se anda com gasolina ele faz mais barulho,mesmo que o sensor de detonação atrase o ponto,ainda fica a taxa meio alta e provocando essas batidas,com certeza só a ford reprojetando a ignição para resolver isso OK
Cara verifik o oleo e se não resolver leve a um mecanico de confiança
O modo de dirigir os carros flex não são iguais quando abastecidos com álcool ou com gasolina. Com álcool o carro tem mais potência e, quando você muda para gasolina e dirige da mesma maneira que com o álcool, ele bate pino (válvula não bate). Com gasolina estique menos as marchas que ele vai parar de bater.
Você está usando óleo 5W30? Se não for troque, qualquer outro tipo de óleo causa essa bateção no motor RoCam.
pode ser q nivel do esteja baixo