Fiz as medições aqui em um transformador de saída e depois de verificar que o transformador não esta em curto anotei as medidas colocando 128Vac no primário e achei gozado pois no tap central dele tem 18Vac.
Não era para estar em torno de 50%????
Então medi os secundários e um deles esta com 5.2Vac mostrando uma relação de espiras de 24,6 : 1; e o outro secundário com 6.5 Vac numa reação de espiras de 19,6 : 1.
Até hoje só fiz transformadores de força, tô boiando!
Desde já obrigado!
Cabbanna, Esse transformador é sem dúvida nenhuma um trafo push-pull, só que, meu caro transformadores de saída push-pull não são alimentados direto na fonte e sim pelo trafo driver e pela carga de coletores se for transistor. Sendo assim ele não tem center tap, esse fio é entrada de uma fase com relação driver e carga os outros saída carga p.p. e o secundário são as saídas de carga final com diferença de impedâmcia reguláveis. Finalizando, para medi-lo somente em carga, na bancada você só pode aferir impedâmcia. Até+.
Posso estar enganado, mas está me parecendo que é um trafo para filamento de valvula; o rimário têm entrada de 110 e 127 volts e no secundário pode ser de configuraçao para 6 e 12 volts. mas está faltando mais dados para essa afirmação.
Faltam dados para uma resposta mais precisa. Vou tentar: você deve estar se referindo a um transformador de saída de audio para válvulas. Tem certeza que é push-pull? Pode ser que é um para saída com uma válvula e esse tap central não é tão central assim, é uma derivação para alimentar a grade aceleradora(screen) da válvula.Essa configuração é usada em circuitos para mais alta fidelidade (fica mais linear se alimentar a screen com o mesmo AC da placa). Você tem razão se for o centro do enrolamento deveria ter tensões iguais. Confira com o ohmimetro.
Quanto as relações de enrolamento, está certo: eleve essa relação ao quadrado e multiplique pela impedancia de carga: vai dar a impedancia da placa da válvula, usualmente entre 4 a 6 mil ohms.