1- Por que as plantas transportadas de um local para o outro perdem suas folhas e começam a murchar? Quero saber qual é o hormônio vegetal responsável por isto. Quero saber também onde ele é fabricado, nesse processo, e o que ativa esse hormônio vegetal ( se é a luminosidade; se é o calor; se foi a quebra de um processo interno de osmose;se é o rompimento de algum tecido da planta – xilema, floema, parênquima, esclerênquima, colênquima – se for este o caso, então é como se fosse um processo inflamatório em animais?)
2- Quero saber se as folhas das plantas são como antenas, pois se mudarmos um pouco a posição das plantas, então eu acredito que a planta vai perceber que o ângulo da luz mudou em relação de suas folhas. Existe essa sensibilidade nas plantas? Elas percebem que suas folhas/antenas foram “mal-sintonizadas” e por isso elas começam a murchar?
3- O que é o estresse das plantas? É a produção de algum hormônio específico? É a falta de absorção de algum mineral? É a parada da circulação das substâncias internas (seiva elaborada e seiva bruta)? [ FAVOR responder cada uma destas interrogações dentro da questão 3]
4- Eu já transportei plantas que não sofreram o estresse. Por que isso aconteceu?
5- Há algum método de pegar uma planta pequena, ainda jovem , e transportá-la sem machucar suas raízes? (Obs. Eu transporto muitos hibiscos, se puder responder com eles como exemplo fica melhor)
6- Quando faço mudas de hibiscos e os coloco diretamente na água (num recipinte de água) geralmente eles enraízam na água e outros apodrecem na água. Por que isso acontece?
7- Se eu deixar mudas de hibiscos (sem raízes) na água, a minoria vai apodrecer. Mas se eu transportar a nova muda (sem raízes) direto para a terra e deixar a terra bem encharcada quase todos os hibiscos apodrecerão. Por que os hibiscos (e plantas em geral) apodrecem rapidamente na terra encharcada mas não apodrecem facilmente quando colocados num recipiente com água?
As plantas possuem diversas estratégias para combater o estresse que estão sofrendo, são respostas às mudanças no ambiente (ou aclimatação).
E há vários tipos, podem ocorrer por déficit ou excesso, de água, de temperatura, minerais etc…
Achei uma apresentação interessante, dê uma olhada:
http://www.scribd.com/doc/3288418/Fisiologia-do-Estresse
Quanto a sensibilidade das plantas, normalmente estão associadas aos fitormônios, principalmente auxinas, no que diz respeito aos tropismos (por ex. elas mudarem de direção), e outros fitormônios que causam a queda das folhas, amadurecimento, etc…
Procure por hormônios vegetais (fitormônios), tropismos (fototropismo, geotropismo, quimiotropismo e outros).
Já o apodrecimento das raízes podem estar associados aos fungos.
Pense que se apodrecem mais na terra, é por lá, há mais fungos que na água ou os ramos já estão com fungos?!?!
Ab