Pessoal sabadomeu peixe betta fezo ninho ai coloquei ele em um lugar manhormais o safado nao quis faser o ninho ai coloquei ele denovo na betteira dele mais hj o ninho dele estava la ,ai coloquei a femea , ele correu atras dela umpoco e parava corria e parava ai eu fui tira os enfeites e acabei desfasendo o ninho, sera que ele faz outro?
Pessoal a agua deles eu fervo e coloco pra esfria normalmente , quando agua esta na temperatura boa eu troco ,to fazendo errado? mais antes de eu por eu mecho bastante a agua pra dar oxigênio, tenho que muda algo?
aqui está:
Preparando o aquário para o acasalamento
O aquário para reprodução deve ser “pelado”, ou seja, não deve conter enfeites, substrato, filtro, etc.
Geralmente, os aquários têm uma placa de isopor colado na base, retire este isopor e coloque o papel color set preto, após, recoloque o isopor.
O papel preto serve para ajudar o macho a enxergar os ovos que serão expelidos pela fêmea até o fundo do aquário. O macho vai catar um por um e colocar nas bolhas do ninho.
Se possível, coloque o aquário em um lugar onde não haja movimentação e nem luz solar.
Hora de colocar o Musgo de Java, este é muito importante, pois vai sustentar o ninho formado pelo macho. Ele deve ficar preso a lateral do aquário, pode-se usar uma fita adesiva para prender a planta.
É chegada à hora de encher o aquário, coloque apenas 8 cm de água. pH neutro.
Após encher o aquário com a quantidade recomendada, coloque o aquecedor com termostato, o mesmo deve ficar ligado o tempo todo, pois a temperatura precisa se manter constante, regule para ficar na casa dos 26º. É valido também, colocar um termômetro para acompanhar a temperatura em caso de uma possível “pane” do termostato.
Com a temperatura estabilizada e o aquário preparado, pode-se ligar a luz, esta deve ficar ligada durante todo o processo de acasalamento. É interessante deixar o aquário tampado (tampas de vidro) para manter o calor.
Colocando o casal no aquário maternidade
Para colocar a fêmea, primeiro precisamos preparar o local onde a mesma irá se manter até ser solta definitivamente com o macho.
Corte a parte de cima da garrafa pet deixando-a com aproximadamente 12 cm de altura e coloque-a bem no meio do aquário, encha a garrafa com água de modo que o nível fique menor que o do aquário, pois o macho precisa enxergar a fêmea também por baixo dele, uns 6 cm de água já está ótimo. A fêmea vai se manter neste recipiente até o momento certo para ser solta.
Após tudo preparado, coloque a fêmea dentro da garrafa e logo depois, coloque o macho dentro do aquário.
Neste estagio é importante que não haja barulhos e movimentação próximos ao aquário. Nas 24hrs decorrentes a tendência é que o macho já tenha feito o ninho e a fêmea apresente listas verticais em seu corpo e esteja bem gorda.
Com o ninho preparado é chegado o momento de soltar a fêmea no aquário junto com o macho. Neste momento é muito importante ficar atento, pois o macho vai nadar desesperadamente atrás da fêmea para fazer com que ela fique na parte de baixo do ninho formado por ele, se notar que o macho está machucando-a demais, retire-a e tente o processo algum tempo depois.
Quando a fêmea ficar parada na parte de baixo do ninho o acasalamento deve acontecer. O macho costuma dar o “abraço” na fêmea na madrugada ou nas primeiras horas da manhã. O “abraço” é dado para ajudar a fêmea a “soltar” os ovos que prontamente serão fertilizados pelo macho. Todos os ovos ficarão no fundo do aquário e o macho irá recolher um por um e vai depositá-los em cada uma das bolhas do ninho.
Enquanto o macho se distrai fazendo isso, quando quase não restar mais ovos no fundo, retire a fêmea com muito cuidado para não desfazer o ninho. Se deixar a fêmea junto no aquário o macho vai espancá-la até a morte para proteger os ovos.
O macho vai cuidar muito bem do ninho sempre “abanando-o” para fazer com que haja bastante oxigenação e para evitar algum tipo de fungo.
Os ovos eclodirão em até 48hrs e os alevinos ficarão presos ali durante os próximos cinco dias e se alimentarão do saco vitelino. Chegará o momento em que os alevinos começarão a nadar na horizontal e quando isto acontecer o macho deve ser retirado imediatamente do aquário, se isso não for feito o macho pode devorar todos os alevinos.
Tanto a fêmea quanto o macho após serem retirados do aquário maternidade, devem receber algum alimento vivo, enquitréias são uma boa pedida.
espero ter te ajudado.
Não, está perfeito meu tio é dono de uma loja de peixes e ele cria peixes betta tbm continue assim que em pouco tempo tera varios peixinhos
ninho ??? pixe betta nao faz ninho e esse jeito de escrve hein!!!fezo,sabadomeu,umpouco,denovo ??
o loko meu!!!!nao conhece o espaço ??