Segundo Max Weber, “ação social ocorre quando um indivíduo leva os outros em considerações num momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação” .
( ) agir em sociedade , portanto, implica em algum grau de racionalidade ( inclusive á total inracionalidade) por parte de quem age, e implica de que esta racionalidade de cada indivíduo sempre esta referida aos outros individuos que os cercam.
( ) a ação social construida pelo individuo em sociedade não gera sentido significativo para que os outros membros da sociedade em questão compreendam e gerem expectativas outras para o andamento do mundo social.
( ) a ação social é o resultado das instituíções como estado, religião, modelo economico, modos de pensar e agir no mundo, regras, crenças e emoções. desta forma, o individuo no pensamento Weberiano é um fantoche, ou seja, guiado pelas imposições nos fenomenos sociais naquilo que os caracteriza.
( ) a ação social ocorre quando o individuo age levando em consideração o sentido dos outros, assim a ação social pode ser considerada à atitude que é portadora de significados, que gera sentidos para os outros.
Achei algumas coisas confusas na questão, mas creio ser V – F- F – V.
V: cada individuo sempre age em referência a outra pessoa.
F: Toda ação é siginificativa.
F: o homem não é comparado a um fantoche para Weber.
V: a ação social realmente ocorre quando o individuo age levando em consideração o sentido dos outros.