Domingo passado meu sobrinho foi saltar de para-quedas atracado a um paraquedista,fui no avião pra ver como e a saída, porque também pretendo saltar, so que quando a avião chegou na cabeceira da pista e o piloto acelerou pra iniciar o vôo o avião começou a pipocar e o motor apagou em seguida veio um mecânico e disse que tinha queimado o magnético, em pouco tempo a avião foi concertado em seguida fizemos o vôo e o salto, o avião funcionou perfeitamente bem; A pergunta e se o avião pipocasse alguns minutos depois com certeza já estaríamos la no alto, mesmo com o motor apagado ele planaria de volta ao aeroclube, foi isso que o piloto nos disse; OBS era um avião de pequeno porte sem bancos somente para paraquedistas ( a alguém que me responder muito obrigado) abração a todos.
Poderiam planar de volta, mas não planariam por muito tempo.
Na decolagem a uma velocidade que é segura para caso haja a perda de um dos motores.
Mas no caso de um monomotor é diferente. Se perder o motor logo após decolar, não a como planar por muito tempo, então o piloto tem que pousar no descampado mais proximo ou lugar mais seguro. Caso perda o motor a 14 mil pés por exemplo a muito mais possibilidade de conseguir pousar em um aeroporto, sem muitos problemas.
Bom cara, isso já aconteceu comigo, eu estava voando, e derepente o motor parou, o piloto plaino o avião e fizemos um belo pouso, o aviao era um cessna 182.
Era possivel sim.
Dependeria muito do tipo de avião empregado, situação meteorológica, habilidade do pilôto, peso da aeronave, altura, etc.
Esse é o PESADELO de qualquer piloto. Pane de decolagem é coisa mais feia que capeta chupando manga !!! De como você vai sair da situação DEPENDE da ALTURA que você já conseguiu chegar !!! Normalmente, para pequenos monomotores, convencionou-se que, se já atingiu 400 ou 500 pés, FAÇA UMA CURVA é volte para a pista. Se ainda não atingiu essa altura, VÁ EM FRENTE, NÃO TENTE VOLTAR, e pouse no melhor lugar que achar e puder.
Assim, quando operamos numa pista conhecida, já TEMOS DEFINIDO NA MEMÓRIA o lugar em que vamos “jogar” o aviao em caso de pane de decolagem, inclusive SIMULAMOS uma pane para ver se “dá mesmo” para chegar lá no local com relativa segurança. É claro que simulação é simulação, e pane real é pane real.
abs
JERO
veja, os avioes sao sempre planejados para voar com uma turbina ou helice a menos, ou seja, se for um b747 m ele voa tranquilamente com 3 turbinas, se for um b737,ele voa so com uma, etc!
No seu caso, o aviao so tinha uma helice, e se esse motor apagasse durante a subida, dependendo da velocidade do ar, eda altitude,vcs conseguiriam descer rapido e pousar, mas dependendo da velocidade que vcs tivessem e da altitude, nao haveria muito tempo, ele entraria em stall e cairia!
Se o aviao ja estivesse nivelado e perdesse o motor, ai sim ele planaria por algum tempo, ja que ele plana mas perde altitude pois transforma energia potencial em cinetica, ou seja usa a gravidade para conseguir velocidade do ar, e dessa maneira, se o aeroporto estivesse perto, ele pousaria ,se o piloto fosse bom, eh claro!