“O brasileiro Tiago Fernandes foi o primeiro jogador latino-americano a ganhar a chave juvenil do Aberto da Austrália, após a vitória sobre Sean Berman, que jogava em casa, por 7/5 e 6/3. Em um torneio dominado pelos jogadores australianos, Tiago precisou enfrentar altas temperaturas, que estiveram perto de 37º C, e a pressão dos torcedores, que acreditam que Berman será o sucessor de Patrick Rafter e Lleyton Hewitt.”
E Tiago Fernandes, que pretende estreiar no circuito profissional em 2011, será um jogador de elite nos próximos anos? Tiago Fernandes tem 16 anos (faz 17 em setembro), é alagoano e treina na academia de Larri Passos em Santa Catarina.
http://esportes.terra.com.br/tenis/interna/0,,OI4236507-EI2057,00-Campeao+brasileiro+cita+tio+Guga+e+promete+mais+empenho.html
CORREÇÃO: Tiago Fernandes tem 17 anos. Ele fez 17 anos na sexta-feira e venceu o Aberto da Austrália no sábado. A fonte que consultei antes estava com a informação errada.
Nem sabia que um brasileiro havia ganho o juvenil da Austrália. Mas justo a Austrália, onde os latinos-americanos sempre vacilam? Que eu me lembre, dentre os latino-americanos da história do tênis profissional, só Guilliermo Vilas ganhou lá e faz tempo que Marcelo Ríos foi vice aí, isso em 1998 contra Petr Korda.
Bom, dependendo do seu estilo de jogo e de sua altura (180cm? 190cm?), com muita determinação Tiago pode chegar aí, em cima do Federer, Murray e cia.
não, mas em alguns anos ele pode ser nosso novo Guga não acha?
beijos :*
Gostei muito de ver o Tiago Fernandes sendo campeão. Não sou patriota e na maioria dos esportes até torço contra o Brasil, mas no tênis sempre sou a favor dos brasileiros. Vitória merecida, não só pela final, mas por todo o torneio. Eu, sinceramente, não sabia da qualidade dele (aliás, acho que poucos sabiam) e fiquei muito feliz por vê-lo conquistando um Grand Slam, até porque eu me vi ali (hoje faço 17 anos, ele é só um dia mais velho que eu!!!).
Enfim, agora o que ele tem que fazer é ter a cabeça no lugar, porque é provável que de agora em diante a cobrança e pressão em cima dele vão aumentar. Ainda tem muito a evoluir e espero que essa conquista de ainda mais forças para que ele continue sua caminhada no tênis.
Não.. mas fiquei bem contente e dou o parabens a ele..
Porr.a nao consegui assistir nada do torneio pq os horarios sao ingratos pra quem trabalha..
Mas vi alguns jogos femininos que gostei bastante….otimo nivel das chinesas, Henin (que felismente voltou) e das Willians..
Eu já tinha ouvido falar dele desde que jogou com o Guga duplas no Challenger de Floripa, diziam que tinha futuro. Hoje de madrugada assisti a final e desde o início deu para perceber que ele tinha um jogo mais consistente e estava bem menos nervoso do que seu adversário, tinha um boa postura em quadra. Mas apesar de congratula-lo não se pode superestimá-lo, ele ainda tem muitos pontos a melhorar, e o melhor de tudo é ele tem consciência disso, além de ter pessoas muito competentes trabalhando com ele. Destaques para seu forehand, movimentação, capacidade de reverter situações complicadas, variação de jogo (slices, curtinhas, voleio), mas precisa melhorar muito a esquerda, o físico, o saque e fugir menos da esquerda para bater de direita, apesar dessa estratégia ser válida ele a usa excessivamente se o adversário tiver maior capacidade de mudar a direção da bola ele pode se complicar. Muitas são as promessas juvenis das quais pouco se ouviu falar no profissional, mas principalmente devido a sua postura dá para acreditar que o moleque terá um belo futuro.