Na minha qualidade de jurista e docente universitário, que venho exercendo, paralelamente com outras, há mais de duas décadas, tenho assistido ao nascimento e ao enterro de muitos heróis. Todos eles contribuíram para a diferença, nenhum deles pôs termo ao sofrimento, à intemperança, à injustiça. A Humanidade Sofredora de hoje mantém-se idêntica à Humanidade Sofredora de todos os tempos. À cura para uma doença fatal sucede sempre uma doença fatal sem cura. A cada passo dado no sentido do conhecimento corresponde uma avalanche exponencial de dúvidas. Se calhar é mesmo para ser assim, o que não é impeditivo do nosso inconformismo…. É nesta esteira de preocupações que parto em demanda dessa questão que me traz aqui hoje: porque sou Religioso? Como sigo a risca a filosofia? Para que é que isso serve? Como pode a as religiões contribuir para um mundo melhor, mais humanista, mais solidário, mais fraterno, mais equilibrado, enfim, será que pode? É óbvio que não vou dar resposta a estas inquietações, porque à medida que vou crescendo, são maiores as dúvidas do que as certezas, o que, provavelmente, tornará irrelevante para o futuro da humanidade esta minha intervenção.
Gostaria, contudo, de partilhar convosco estas mesmas inquietações, se isso me for permitido
Att..Apto!
cipalmente nos países desenvolvidos, é a evolução gradual da religiosidade para o pensamento científico, donde decorre a vaidade das tentativas de reconciliação da ciência com a religião, porque, para o homem moderno é absolutamente impossível, mesmo que o quisesse acreditar nas velhas lendas, nas filosofias primitivas e nas histórias imaginárias sobre as quais se baseiam as religiões. Além do desenvolvimento da ciência, uma das mais importantes razões do declínio das religiões é o fato da hierarquia religiosa ter-se integrado na reação política. Muitos representantes do baixo clero na França, na Itália, na Espanha e em outros países defenderam corajosamente a causa operária a do povo. Mas, a Igreja Católica, como instituição lutava, como ficou evidente pela política de seus dirigentes, para manter o feudalismo da Europa, justificava a escravatura; é muito responsável pelo analfabetismo maciço, pela miséria e pela tirania nos países da América Latina onde, durante séculos, o catolicismo foi a religião do Estado. A Igreja é hoje uma das maiores forças que lutam pela manutenção do capitalismo. A política reacionária da Igreja, não tem apenas como conseqüência a rejeição das massas, mas também a demolição da fé religiosa do povo
A religião conforta muitas pessoas. Eu não sou religiosa, mas respeito quem o é. As pessoas acreditam em alguma coisa e vivem em função disso. Desde que não queiram me doutrinar para mim está ótimo.
A filosofia, por sua vez, pertuba a paz, faz pensar. Ela não te dá respostas, mas te proporciona um olhar diferenciado sobre o mundo e a vida. Seguir a risca esse ou aquele filósofo, pode ser uma opção. Ou,então misturar um monte deles. Sei lá! Vai de cada um! O fato de não chegarmos a uma visão total da vida, não significa que não devemos buscar esse sonho. Afinal, a gente tem que passar o tempo por aqui! Abços!
São os valores que surgem do mito da religião e que passará para o seu plano inconsciente e que vai refletir na sua razão. Assim todos que partilham da mesma religião terão estes mesmos valores e isto possibilita o entendimento. A razão inconsciente que levou os jesuítas a catequizarem os nossos índios não era para salvar as suas almas mas sim levar a eles os mesmos valores que possibilita o entendimento. A nível consciente estes estavam pensando que estavam assim salvando suas almas, heheh.. Mas fique tranqüilo que estamos perto de sair da religião e iniciar uma nova era.
Campanha “Ganhei 2 pontos por não responder nada!”
……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…
……..|……….2 Pontos …..|||”|””\__
……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)JUNTE-SE A NÓS, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE E VENHA GANHAR SEUS 2 PONTINHOS
[…] eu sou doido eu sei.
“Os navios jamais alcançam as estrelas, mas é por elas que se lançam ao mar.”
Caberia a nós eleger quais serão para ter um bom caminho, nesse deserto, à busca do destino.
Minha opinião!
A religião serve para separar as pessoas.
A verdadeira religião re- liga o homem a Deus .
oi querido!
não poderia lhe responde,porque somente Deus pode te dar a resposta sobre essa questão.
mas posso te dizer que a religião também tem como resposta o próprio homem.
veja bem.quando Deus fez ao homem, não era para existir doença,morte ou violência, desde que o homem se “resignasse” a não olhar a sua própria e inerente historia. isso é sua capacidade transformadora e destruidora.
seria uma obediência plena e inquestionável.
mas o homem deu ouvidos a ” serpente”, isto é ser como Deus.
o homem descobriu a ciência e se afastou de Deus, descobriu e se intitulou dona dela, quando na verdade Deus é a própria ciência.
vejamos bem: eu preciso da ciência para ter vida? sim pois quando me afasto de Deus a ciência me consola.pois quando doente me sirvo dela para ter esperança.
mas eu como cristâ quando doente pelos meus pecados, pela fé confio na minha cura.isso é esperança NEle.
estamos hoje dependendo de quem para nossa vida,? da ciencia que não vai nos “salvar” ou no nosso criador que nos prometeu a salvação e a vida eterna.
quando creio na ciencia me sinto incompleta.
mas quando creio em meu Deus tenho a esperança, essa esperança me torna forte para ter fé, e com a fé, me torno aquilo que desde o princípio me foi dado o direito de possuir, a vida eterna.
quando Jesus, nosso criador, veio, foi o primeiro homem e o ultimo, aprtir dEle estmos dentro ou fora dos própositos de Deus.
viver para Deus ou viver para os homens.
eu escolhi viver para Deus.
Tudo o que é usado sem o devido conhecimento, só serve como experiência se aprendermos com o erro, senão, não vale para nada. Se soubéssemos porque A ou B escreveu isso ou aquilo, seria mais fácil justificar, mas não sabemos. Porém sabemos o que lemos, e por aí, deduzir se quem escreveu sabia realmente o que queria dizer. Mas, para entender as pessoas, primeiro precisamos saber o que realmente somos (energia inteligente, Espírito eterno). Com todo o respeito, sem esse conhecimento jamais teremos respostas satisfatórias, e ficaremos nos porque?….de tudo. A religiosidade é o primeiro passo para atingir esse conhecimento, mas não é o único. Precisamos superar preconceitos, medos e ir ao encontro dele, e o melhor, há farta literatura a respeito de nós espíritos e ambientes apropriados para desenvolvimento desse conhecimento. Enquanto o conhecimento não nos tiver trazido equilíbrio e bondade, é porque não aprendemos ainda, mesmo sendo conhecedor de quase tudo.