Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Para que serve as religiões ou própria filosofia?

Na minha qualidade de jurista e docente universitário, que venho exercendo, paralelamente com outras, há mais de duas décadas, tenho assistido ao nascimento e ao enterro de muitos heróis. Todos eles contribuíram para a diferença, nenhum deles pôs termo ao sofrimento, à intemperança, à injustiça. A Humanidade Sofredora de hoje mantém-se idêntica à Humanidade Sofredora de todos os tempos. À cura para uma doença fatal sucede sempre uma doença fatal sem cura. A cada passo dado no sentido do conhecimento corresponde uma avalanche exponencial de dúvidas. Se calhar é mesmo para ser assim, o que não é impeditivo do nosso inconformismo…. É nesta esteira de preocupações que parto em demanda dessa questão que me traz aqui hoje: porque sou Religioso? Como sigo a risca a filosofia? Para que é que isso serve? Como pode a as religiões contribuir para um mundo melhor, mais humanista, mais solidário, mais fraterno, mais equilibrado, enfim, será que pode? É óbvio que não vou dar resposta a estas inquietações, porque à medida que vou crescendo, são maiores as dúvidas do que as certezas, o que, provavelmente, tornará irrelevante para o futuro da humanidade esta minha intervenção.

Gostaria, contudo, de partilhar convosco estas mesmas inquietações, se isso me for permitido

Att..Apto!

You must login to add an answer.

9 Answers

  1. Tudo o que é usado sem o devido conhecimento, só serve como experiência se aprendermos com o erro, senão, não vale para nada. Se soubéssemos porque A ou B escreveu isso ou aquilo, seria mais fácil justificar, mas não sabemos. Porém sabemos o que lemos, e por aí, deduzir se quem escreveu sabia realmente o que queria dizer. Mas, para entender as pessoas, primeiro precisamos saber o que realmente somos (energia inteligente, Espírito eterno). Com todo o respeito, sem esse conhecimento jamais teremos respostas satisfatórias, e ficaremos nos porque?….de tudo. A religiosidade é o primeiro passo para atingir esse conhecimento, mas não é o único. Precisamos superar preconceitos, medos e ir ao encontro dele, e o melhor, há farta literatura a respeito de nós espíritos e ambientes apropriados para desenvolvimento desse conhecimento. Enquanto o conhecimento não nos tiver trazido equilíbrio e bondade, é porque não aprendemos ainda, mesmo sendo conhecedor de quase tudo.

  2. oi querido!
    não poderia lhe responde,porque somente Deus pode te dar a resposta sobre essa questão.

    mas posso te dizer que a religião também tem como resposta o próprio homem.

    veja bem.quando Deus fez ao homem, não era para existir doença,morte ou violência, desde que o homem se “resignasse” a não olhar a sua própria e inerente historia. isso é sua capacidade transformadora e destruidora.
    seria uma obediência plena e inquestionável.

    mas o homem deu ouvidos a ” serpente”, isto é ser como Deus.

    o homem descobriu a ciência e se afastou de Deus, descobriu e se intitulou dona dela, quando na verdade Deus é a própria ciência.
    vejamos bem: eu preciso da ciência para ter vida? sim pois quando me afasto de Deus a ciência me consola.pois quando doente me sirvo dela para ter esperança.
    mas eu como cristâ quando doente pelos meus pecados, pela fé confio na minha cura.isso é esperança NEle.
    estamos hoje dependendo de quem para nossa vida,? da ciencia que não vai nos “salvar” ou no nosso criador que nos prometeu a salvação e a vida eterna.
    quando creio na ciencia me sinto incompleta.
    mas quando creio em meu Deus tenho a esperança, essa esperança me torna forte para ter fé, e com a fé, me torno aquilo que desde o princípio me foi dado o direito de possuir, a vida eterna.
    quando Jesus, nosso criador, veio, foi o primeiro homem e o ultimo, aprtir dEle estmos dentro ou fora dos própositos de Deus.
    viver para Deus ou viver para os homens.

    eu escolhi viver para Deus.

  3. […] eu sou doido eu sei.

    “Os navios jamais alcançam as estrelas, mas é por elas que se lançam ao mar.”
    Caberia a nós eleger quais serão para ter um bom caminho, nesse deserto, à busca do destino.

    Minha opinião!

  4. Campanha “Ganhei 2 pontos por não responder nada!”
    ……..|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…‡
    ……..|……….2 Pontos …..|||”|””\__
    ……..|__________________|||_|___|)< ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)JUNTE-SE A NÓS, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE E VENHA GANHAR SEUS 2 PONTINHOS

  5. São os valores que surgem do mito da religião e que passará para o seu plano inconsciente e que vai refletir na sua razão. Assim todos que partilham da mesma religião terão estes mesmos valores e isto possibilita o entendimento. A razão inconsciente que levou os jesuítas a catequizarem os nossos índios não era para salvar as suas almas mas sim levar a eles os mesmos valores que possibilita o entendimento. A nível consciente estes estavam pensando que estavam assim salvando suas almas, heheh.. Mas fique tranqüilo que estamos perto de sair da religião e iniciar uma nova era.

  6. A religião conforta muitas pessoas. Eu não sou religiosa, mas respeito quem o é. As pessoas acreditam em alguma coisa e vivem em função disso. Desde que não queiram me doutrinar para mim está ótimo.
    A filosofia, por sua vez, pertuba a paz, faz pensar. Ela não te dá respostas, mas te proporciona um olhar diferenciado sobre o mundo e a vida. Seguir a risca esse ou aquele filósofo, pode ser uma opção. Ou,então misturar um monte deles. Sei lá! Vai de cada um! O fato de não chegarmos a uma visão total da vida, não significa que não devemos buscar esse sonho. Afinal, a gente tem que passar o tempo por aqui! Abços!

  7. cipalmente nos países desenvolvidos, é a evolução gradual da religiosidade para o pensamento científico, donde decorre a vaidade das tentativas de reconciliação da ciência com a religião, porque, para o homem moderno é absolutamente impossível, mesmo que o quisesse acreditar nas velhas lendas, nas filosofias primitivas e nas histórias imaginárias sobre as quais se baseiam as religiões. Além do desenvolvimento da ciência, uma das mais importantes razões do declínio das religiões é o fato da hierarquia religiosa ter-se integrado na reação política. Muitos representantes do baixo clero na França, na Itália, na Espanha e em outros países defenderam corajosamente a causa operária a do povo. Mas, a Igreja Católica, como instituição lutava, como ficou evidente pela política de seus dirigentes, para manter o feudalismo da Europa, justificava a escravatura; é muito responsável pelo analfabetismo maciço, pela miséria e pela tirania nos países da América Latina onde, durante séculos, o catolicismo foi a religião do Estado. A Igreja é hoje uma das maiores forças que lutam pela manutenção do capitalismo. A política reacionária da Igreja, não tem apenas como conseqüência a rejeição das massas, mas também a demolição da fé religiosa do povo

Related Questions