TRABALHO SOBRE O PARNASIANISMO
Musa I mpassível
Francisca Júlia
Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero
Luto jamais te afeie o cândido semblante!
Diante de um Job, conserva o mesmo orgulho; e diante
De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero.
Em teus olhos não quero a lágrima; não quero
Em tua boca o suave e idílico descante.
Celebra ora um fantasma anguiforme de Dante,
Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero.
Dá-me o hemistíquio d’ouro, a imagem atrativa;
A rima, cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d’alma; a estrofe limpa e viva;
Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,
Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,
Ora o surdo rumor de mármores partidos.
1.Ao longo do soneto, o sujeito poético tem como interlocutora a sua musa, isto é,a sua fonte de inspiração artística.
a) Quais as características da musa, presentes no primeiro quarteto?
b) Ainda de acordo com essa estrofe e como os dois versos iniciais do segundo
quarteto, que comportamentos a musa deve rejeitar, para manter suas
características?
a) No primeiro quarteto estão presentes as características de impassibilidade, candura (ou candidez), orgulho e austeridade.
b) Os comportamentos que a musa deve rejeitar são o envolvimento com situações que possam despertar emoções fortes, desviar-se das paixões e não comprometer a sua placidez (impassibilidade), isenção de ânimo.
Doix Pontox