Alguém sabe os nomes e modelos ? 10 pts.
NB>> Somente os trens para transportes de passageiros, os trens metropolitanos atuais.Não são os de cargas e os de longas distâncias ( diesel ou elétricos ) – somente os trens elétricos que fazem linha na Capital e Região Metropolitana – DESCULPEM – obrigada
Na tabela abaixo estão reunidas as TUEs da frota da CPTM e suas respectivas linhas de operação
Série Imagem Linha Ano / Adquirente Inicial Fabricante Trens / Carros Notas
1100 7 1956/1957 EF Santos a Jundiaí Budd / Mafersa / 22 /66 Frota reserva da Linha 10. 2 trens estão na frota inativa.(RF edição nov 2010)
1400 11/12 1976/1977 / RFFSA Budd / Mafersa 17/51 Usado ocasionalmente na extensão operacional da 7. 9 TUE’s estão inativos.(RF. edição novembro 2010, pg 124)
1600 11/12* 1978 / RFFSA Budd / Mafersa 19/57 Usado ocasionalmente na extensão operacional da 7. Dez trens estão inoperantes.(RF)
1700 7 1987 / CBTU Mafersa 25/100 Usado ocasionalmente como frota reserva da Linha 10
2000 11 1999/2000 / CPTM Alstom 30/120 Dois TUE’s estão fora da operação passando por reforma.(RF 11/2010)
2000 FII 9 2008 / CPTM Alstom 12/48 Considerando a formação mínima de 4 carros. Os Tue’s foram acoplados formando 6 unidades operacionais
2100 10 1974/1985 / Renfe Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 48/144* Considerando a formação mínima de 3 carros. Os Tue’s foram acoplados formando 24 unidades operacionais
3000 9 2000/2001 Siemens 10/40 Considerando a formação mínima de 4 carros. Os Tue’s foram acoplados formando 5 unidades operacionais
4400 11 /12 1964/1965 / EFCB Cobrasma/ FNV CISM 32/96
5000 8 1978/1980 / Fepasa CCTU 48¹/288* ¹Foi considerada formação bidirecional mínima de 6 carros. 10 Trens estão fora de operação. Outros 2 carros estão inoperantes por falta de unidade motora(RF)
5500 11 /12 1978/1980 / Fepasa Consórcio Eletrocarro (ACEC, Budd, Sorefame, Villares) 15/60¹ Usado ocasionalmente como frota reserva da Linha 8 da CPTM.¹Considerando TUE bidirecional de 4 carros; outros 46 carros estão inoperantes por falta de unidade motora(RF)
5500 M 11 / 12 1978/1980 Consórcio Eletrocarro (ACEC, Budd, Sorefame, Villares) 8/32 Considerado formação bidirecional mínima de 4 carros. Modernizados pelo consórcio BT – Brasil (Bombardier e Tejofran)
7000 7 2009/2010 Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 40/160* Quantidade de trens/carros prevista para 2011. Até agora foram entregues 10 TUE’s
7000 9 2009/2010 Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 18/64 2 TUE’s foram acoplados adicionando mais uma composição operacional à linha
7000 12 2009/2010 Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 40/160* Quantidade de trens/carros prevista para 2011. Até agora 14 TUE’s foram entregues. 4 TUE’s usados como frota da Linha 11
Locomotiva Diesel-Elétrica
Abaixo a frota das locomotivas usadas nas manobras, manutenções das vias e Expresso Turistico.
Modelo/Série Potência (HP) Bitola (m) Fabricante Origem Ano de Fabricação Adquirente Inicial Frota Ativa Frota Inativa Frota Total
U6B 700 HP 1,60 General Electric Brasil 1967 EFCB/EFSJ 1 0 1
U20C 2150 HP 1,60 General Electric Brasil 1980 RFFSA 2 0 2
DE II S 1050 HP 1,00 LEW Alemanha Oriental 1968 E. F. Sorocabana 1 2 31
DE I PA 1050 HP 1,60 LEW Alemanha Oriental 1967 CPEF 3 2 51
RS3 1500 HP 1,60 ALCO EUA 1952 EFCB 8 0 8
EIF 2000 2000 HP 1,60 EIF Brasil 2011 Nova 04
TOTAL 14 8 22
As locomotivas 6001 (Alco RS3), 6004 (Alco RS3) e 3159 (GE U20C) estão com a pintura do Expresso Turístico. As demais estão com a padrão dos veículos de serviço (amarela)
1. http://www.abpf.com.br/pdf/informativoabpf_2.pdf
Frota em aquisição/a serem adquiridas
Modelo/Série Fabricante Origem Ano de Fabricação Frota Total TUEs Frota Total Carros Linhas de Operação
7000 CAF Espanha/Brasil 2008-2010 96 384 7, 9, 12
— CAF Brasil 2010-2012 36 288 8
— Alstom Brasil 2010-2012 9 72 11
— em estudo não definido — — — 10
— em estudo não definido — 28 112 13, 14
— TOTAL 225 936
Frota de Trens da CPTM
Trem série 1100 (Budd – Mafersa)
Bitola (m): 1,60m
Estrutura: aço inox
Fabricante: Budd – Mafersa – GE
Período de Fabricação: 1956-1957
Origem: Estados Unidos
Adquirinte Inicial: EFSJ (Estrada de Ferro Santos à Jundiaí)
Linhas de Operação: Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) e ocasionalmente na Linha 10- Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra)
Trem série 1400 (Budd – Mafersa)
Bitola (m): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: BUDD/MAFERSA
Período de Fabricação: 1976-1977
Origem: Brasil
Adquirinte Inicial: RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.)
Linhas de Operação: Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana) e ocasionalmente nas Linha 7 – Rubi que opera somente na extensão operacional que compreende o trecho definido entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.
Trem série 1600 (Budd – Mafersa)
Bitola (m): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: BUDD/MAFERSA
Período de Fabricação: 1978
Origem: Brasil
Adquirinte Inicial: RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.)
Linhas de Operação: Linha 11 – Coral (Guaianazes – Estudantes), Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana) e ocasionalmente na Linha 7 Rubi que opera somente na extensão operacional que compreende o trecho definido entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.
Trem série 1700 (Mafersa)
Modelo/Série: 1700
Bitola (m): 1,60
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: MAFERSA/HITACHI
Período de Fabricação: 1987
Origem: Brasil
Adqurinte Inicial: CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos
Linhas de Operação: Linha 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiai)
Trem série 2000 (CAF – Alstom – ADTranz)
Modelo/Série: 2000
Bitola (m): 1,60
Estrutura: Aço Carbono
Fabricante: ALSTOM/CAF/ADTRANZ
Período de Fabricação: 1999-2000
Origem: Espanha
Adquirinte Inicial: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Linhas de Operação: Linha 11 – Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianazes)
Trem série 2000 Fase II (Alstom – CAF – Bombardier)
Modelo/Série: 2070 (2000 Fase II)
Bitola (m): 1,60 m
Estrutura: aço inox
Fabricante: ALSTOM/CAF/BOMBARDIER
Período de Fabricação: 2007
Origem: Brasil
Adquirinte Inicial: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Linhas de Operação: Linha 9 Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Trem série 2100 (CAF)
Modelo/Série: 2100
Bitola (m): 1,60
Estrutura: Aço Carbono
Fabricante: CAF
Período de Fabricação: 1974-1975
Origem: Espanha
Adquirinte Inicial: Renfe
Linhas de Operação: 10-Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)
Trem série 3000 (Siemens)
Modelo/Série: 3000
Bitola (m): 1,60 m
Estrutura: Aço Inox
Fabricante: Siemens/Mitsui/SGP.
Período de Fabricação: 2000
Origem: Alemanha
Adquirinte Inicial: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Linhas de Operação: Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Trem série 4400 (FNV – Cobrasma)
Fabricante : FNV/COBRASMA
Ano de Fabricação : 1965
Origem : EUA
Ano Operação : 1981
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,60 m
Linhas de operação : 11 e 12
Trem série 5000 (Francorail – Cobrasma)
Modelo/Série: 5000
Bitola (m): 1,60 m.
Fabricante: Francorail/Cobrasma/MTE/Brown Boveri/Traction Cem Oerlikon
Período de Fabricação: 1978-1979 e 1980
Origem: França/Brasil
Adquirinte Inicial: FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.)
Linhas de Operação: Linha 8 – Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Trem série 5500 (Budd – Sorefame – Mafersa)
Modelo/Série: 5500
Potência (kW): 1086 kW
Bitola (m): 1,60 m
Estrutura: aço inox
Fabricante: Consórcio Eletrocarro: Budd/Sorefame/Acec/Villares/Atelier de Construction Electriques de Charleroi/Mafersa
Período de Fabricação: 1979-1980
Origem: Portugal
Adquirinte Inicial: FEPASA
Linhas de Operação: Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), Linha 11 Coral (Guaianazes – Estudantes) e na Linha 12 Safira (Brás – Calmon Viana)
Trem série 5550 (Budd – Sorefame – Mafersa)
Reformado em 2007 (Bombardier – Tejofran)
Fabricante : ACEC (MOD.BT BRASIL)
Ano de Fabricação : 1979 / 1980
Origem : Portugal
Ano Operação : 2008
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Linhas de operação : 12
Trem série 7000 (CAF)
Fabricante : CAF
Ano de Fabricação : 2009
Origem : Espanha e Brasil
Ano Operação : 2010
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Linhas de operação : 7 – 12
Expresso Turístico
Serviço de bordo da CPTM, com destinos aos finais de semana
Roteiros: Luz x Mogi das Cruzes x Luz
Luz x Jundiaí x Luz
Luz x Paranapiacaba x Luz
Composição: Alco RS3 ou U20C + dois carros de aço inox
Locomotiva Alco RS3
Construída no Canadá
Opera rebocando trens e como Expresso Turístico
Linhas 7, 10, 11 e 12
Locomotiva U20C
Opera rebocando trens e como Expresso Turístico
Linhas 7, 8, 9, 10, 11 e 12
Locomotiva U6B
Opera rebocando carros de passageiros
Linha 12
Locomotiva Lew
Opera rebocando trens
Linhas 8 e 9
Para ver as fotos, entre no Site abaixo
Sem me alongar na resposta – entre neste link e veja quais os tipos de trens usados pela CPTM e demais dados em relação aos mesmos : http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/default.asp – aproveite e visite outros itens do “Menu” e fique sabendo mais sobre a CPTM – boa pesquisa – ( já estava de saída qdo. entrou esta pergunta ) – abrçs @