Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Quais os tipos de trens usados pela CPTM ?

Alguém sabe os nomes e modelos ? 10 pts.
NB>> Somente os trens para transportes de passageiros, os trens metropolitanos atuais.Não são os de cargas e os de longas distâncias ( diesel ou elétricos ) – somente os trens elétricos que fazem linha na Capital e Região Metropolitana – DESCULPEM – obrigada

You must login to add an answer.

3 Answers

  1. Sem me alongar na resposta – entre neste link e veja quais os tipos de trens usados pela CPTM e demais dados em relação aos mesmos : http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/default.asp – aproveite e visite outros itens do “Menu” e fique sabendo mais sobre a CPTM – boa pesquisa – ( já estava de saída qdo. entrou esta pergunta ) – abrçs @

  2. Na tabela abaixo estão reunidas as TUEs da frota da CPTM e suas respectivas linhas de operação

    Série Imagem Linha Ano / Adquirente Inicial Fabricante Trens / Carros Notas
    1100 7 1956/1957 EF Santos a Jundiaí Budd / Mafersa / 22 /66 Frota reserva da Linha 10. 2 trens estão na frota inativa.(RF edição nov 2010)

    1400 11/12 1976/1977 / RFFSA Budd / Mafersa 17/51 Usado ocasionalmente na extensão operacional da 7. 9 TUE’s estão inativos.(RF. edição novembro 2010, pg 124)

    1600 11/12* 1978 / RFFSA Budd / Mafersa 19/57 Usado ocasionalmente na extensão operacional da 7. Dez trens estão inoperantes.(RF)
    1700 7 1987 / CBTU Mafersa 25/100 Usado ocasionalmente como frota reserva da Linha 10

    2000 11 1999/2000 / CPTM Alstom 30/120 Dois TUE’s estão fora da operação passando por reforma.(RF 11/2010)

    2000 FII 9 2008 / CPTM Alstom 12/48 Considerando a formação mínima de 4 carros. Os Tue’s foram acoplados formando 6 unidades operacionais

    2100 10 1974/1985 / Renfe Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 48/144* Considerando a formação mínima de 3 carros. Os Tue’s foram acoplados formando 24 unidades operacionais

    3000 9 2000/2001 Siemens 10/40 Considerando a formação mínima de 4 carros. Os Tue’s foram acoplados formando 5 unidades operacionais

    4400 11 /12 1964/1965 / EFCB Cobrasma/ FNV CISM 32/96
    5000 8 1978/1980 / Fepasa CCTU 48¹/288* ¹Foi considerada formação bidirecional mínima de 6 carros. 10 Trens estão fora de operação. Outros 2 carros estão inoperantes por falta de unidade motora(RF)

    5500 11 /12 1978/1980 / Fepasa Consórcio Eletrocarro (ACEC, Budd, Sorefame, Villares) 15/60¹ Usado ocasionalmente como frota reserva da Linha 8 da CPTM.¹Considerando TUE bidirecional de 4 carros; outros 46 carros estão inoperantes por falta de unidade motora(RF)

    5500 M 11 / 12 1978/1980 Consórcio Eletrocarro (ACEC, Budd, Sorefame, Villares) 8/32 Considerado formação bidirecional mínima de 4 carros. Modernizados pelo consórcio BT – Brasil (Bombardier e Tejofran)

    7000 7 2009/2010 Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 40/160* Quantidade de trens/carros prevista para 2011. Até agora foram entregues 10 TUE’s

    7000 9 2009/2010 Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 18/64 2 TUE’s foram acoplados adicionando mais uma composição operacional à linha

    7000 12 2009/2010 Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles 40/160* Quantidade de trens/carros prevista para 2011. Até agora 14 TUE’s foram entregues. 4 TUE’s usados como frota da Linha 11

    Locomotiva Diesel-Elétrica
    Abaixo a frota das locomotivas usadas nas manobras, manutenções das vias e Expresso Turistico.

    Modelo/Série Potência (HP) Bitola (m) Fabricante Origem Ano de Fabricação Adquirente Inicial Frota Ativa Frota Inativa Frota Total
    U6B 700 HP 1,60 General Electric Brasil 1967 EFCB/EFSJ 1 0 1
    U20C 2150 HP 1,60 General Electric Brasil 1980 RFFSA 2 0 2
    DE II S 1050 HP 1,00 LEW Alemanha Oriental 1968 E. F. Sorocabana 1 2 31
    DE I PA 1050 HP 1,60 LEW Alemanha Oriental 1967 CPEF 3 2 51
    RS3 1500 HP 1,60 ALCO EUA 1952 EFCB 8 0 8
    EIF 2000 2000 HP 1,60 EIF Brasil 2011 Nova 04
    TOTAL 14 8 22

    As locomotivas 6001 (Alco RS3), 6004 (Alco RS3) e 3159 (GE U20C) estão com a pintura do Expresso Turístico. As demais estão com a padrão dos veículos de serviço (amarela)

    1. http://www.abpf.com.br/pdf/informativoabpf_2.pdf

    Frota em aquisição/a serem adquiridas
    Modelo/Série Fabricante Origem Ano de Fabricação Frota Total TUEs Frota Total Carros Linhas de Operação
    7000 CAF Espanha/Brasil 2008-2010 96 384 7, 9, 12
    — CAF Brasil 2010-2012 36 288 8
    — Alstom Brasil 2010-2012 9 72 11
    — em estudo não definido — — — 10
    — em estudo não definido — 28 112 13, 14
    — TOTAL 225 936

  3. Frota de Trens da CPTM
    Trem série 1100 (Budd – Mafersa)
    Bitola (m): 1,60m
    Estrutura: aço inox
    Fabricante: Budd – Mafersa – GE
    Período de Fabricação: 1956-1957
    Origem: Estados Unidos
    Adquirinte Inicial: EFSJ (Estrada de Ferro Santos à Jundiaí)
    Linhas de Operação: Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) e ocasionalmente na Linha 10- Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra)

    Trem série 1400 (Budd – Mafersa)
    Bitola (m): 1,60
    Estrutura: Aço Inox
    Fabricante: BUDD/MAFERSA
    Período de Fabricação: 1976-1977
    Origem: Brasil
    Adquirinte Inicial: RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.)
    Linhas de Operação: Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana) e ocasionalmente nas Linha 7 – Rubi que opera somente na extensão operacional que compreende o trecho definido entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

    Trem série 1600 (Budd – Mafersa)
    Bitola (m): 1,60
    Estrutura: Aço Inox
    Fabricante: BUDD/MAFERSA
    Período de Fabricação: 1978
    Origem: Brasil
    Adquirinte Inicial: RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.)
    Linhas de Operação: Linha 11 – Coral (Guaianazes – Estudantes), Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana) e ocasionalmente na Linha 7 Rubi que opera somente na extensão operacional que compreende o trecho definido entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

    Trem série 1700 (Mafersa)
    Modelo/Série: 1700
    Bitola (m): 1,60
    Estrutura: Aço Inox
    Fabricante: MAFERSA/HITACHI
    Período de Fabricação: 1987
    Origem: Brasil
    Adqurinte Inicial: CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos
    Linhas de Operação: Linha 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiai)

    Trem série 2000 (CAF – Alstom – ADTranz)
    Modelo/Série: 2000
    Bitola (m): 1,60
    Estrutura: Aço Carbono
    Fabricante: ALSTOM/CAF/ADTRANZ
    Período de Fabricação: 1999-2000
    Origem: Espanha
    Adquirinte Inicial: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
    Linhas de Operação: Linha 11 – Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianazes)

    Trem série 2000 Fase II (Alstom – CAF – Bombardier)
    Modelo/Série: 2070 (2000 Fase II)
    Bitola (m): 1,60 m
    Estrutura: aço inox
    Fabricante: ALSTOM/CAF/BOMBARDIER
    Período de Fabricação: 2007
    Origem: Brasil
    Adquirinte Inicial: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
    Linhas de Operação: Linha 9 Esmeralda (Osasco – Grajaú)

    Trem série 2100 (CAF)
    Modelo/Série: 2100
    Bitola (m): 1,60
    Estrutura: Aço Carbono
    Fabricante: CAF
    Período de Fabricação: 1974-1975
    Origem: Espanha
    Adquirinte Inicial: Renfe
    Linhas de Operação: 10-Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)

    Trem série 3000 (Siemens)
    Modelo/Série: 3000
    Bitola (m): 1,60 m
    Estrutura: Aço Inox
    Fabricante: Siemens/Mitsui/SGP.
    Período de Fabricação: 2000
    Origem: Alemanha
    Adquirinte Inicial: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
    Linhas de Operação: Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú)

    Trem série 4400 (FNV – Cobrasma)
    Fabricante : FNV/COBRASMA
    Ano de Fabricação : 1965
    Origem : EUA
    Ano Operação : 1981
    Caixa : Aço Carbono
    Bitola : 1,60 m
    Linhas de operação : 11 e 12

    Trem série 5000 (Francorail – Cobrasma)
    Modelo/Série: 5000
    Bitola (m): 1,60 m.
    Fabricante: Francorail/Cobrasma/MTE/Brown Boveri/Traction Cem Oerlikon
    Período de Fabricação: 1978-1979 e 1980
    Origem: França/Brasil
    Adquirinte Inicial: FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.)
    Linhas de Operação: Linha 8 – Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

    Trem série 5500 (Budd – Sorefame – Mafersa)
    Modelo/Série: 5500
    Potência (kW): 1086 kW
    Bitola (m): 1,60 m
    Estrutura: aço inox
    Fabricante: Consórcio Eletrocarro: Budd/Sorefame/Acec/Villares/Atelier de Construction Electriques de Charleroi/Mafersa
    Período de Fabricação: 1979-1980
    Origem: Portugal
    Adquirinte Inicial: FEPASA
    Linhas de Operação: Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), Linha 11 Coral (Guaianazes – Estudantes) e na Linha 12 Safira (Brás – Calmon Viana)

    Trem série 5550 (Budd – Sorefame – Mafersa)
    Reformado em 2007 (Bombardier – Tejofran)
    Fabricante : ACEC (MOD.BT BRASIL)
    Ano de Fabricação : 1979 / 1980
    Origem : Portugal
    Ano Operação : 2008
    Caixa : Aço Inox
    Bitola : 1,60 m
    Linhas de operação : 12

    Trem série 7000 (CAF)
    Fabricante : CAF
    Ano de Fabricação : 2009
    Origem : Espanha e Brasil
    Ano Operação : 2010
    Caixa : Aço Inox
    Bitola : 1,60 m
    Linhas de operação : 7 – 12

    Expresso Turístico
    Serviço de bordo da CPTM, com destinos aos finais de semana
    Roteiros: Luz x Mogi das Cruzes x Luz
    Luz x Jundiaí x Luz
    Luz x Paranapiacaba x Luz
    Composição: Alco RS3 ou U20C + dois carros de aço inox

    Locomotiva Alco RS3
    Construída no Canadá
    Opera rebocando trens e como Expresso Turístico
    Linhas 7, 10, 11 e 12

    Locomotiva U20C
    Opera rebocando trens e como Expresso Turístico
    Linhas 7, 8, 9, 10, 11 e 12

    Locomotiva U6B
    Opera rebocando carros de passageiros
    Linha 12

    Locomotiva Lew
    Opera rebocando trens
    Linhas 8 e 9

    Para ver as fotos, entre no Site abaixo

Related Questions