Minha filha de 03 anos e meio frequenta uma escolinha de educação infantil, ontem a prof me chamou dizendo que minha filha e um menininho da idade dela foram surpreendidos e estavam abraços e tinham se beijado… a prof disse que os dois teriam se urinados… estou aflita o que eu faço? Me ajudem por favor!!!
Já conversei com ela expliquei, ela me jura que não beijou o menino, pus ela de castgigo… o que mais posso fazer?
SOCORROOOO!!!!
Acho que vc nao pode repreendela…. por que é beeem pior, ela pode perder a confiança em vc e a segurança de poder te dizer as coisas que anda fazendo. ISSO ACONTECEU COM MINHA FILHA de 4 anos, tambem na escola. Ela foi encontrada no banheiro bjando um coleguinha.. so um selinho na boca. me traquei no quarto com ela, coloquei-a no colo e perguntei… “conta p mamae tudinho, conta… mamae gosta de saber tuascoisas” dai ela narrou tudo, apos isso eu entrei no google, coloquei pesquisa de imagens- boca com herpes. Dai mostrei a ela e disse: Olha filha, quando criança beija na boca antes da hora, a boca feri e fica desse jeito… Ta, sei que exagerei, mas nos que somos maes, sabemos o desespero que da neh! E mais, foi bem positivo pq ela nao fez mais. Ainda rezou pedindo perdao a Deus! Foi uma saida neh… melhor do que tirar a criança de escola ou qualqueroutra medida drastica! Olha, isso é super normal de acontecer. Nessa idade eles fazem isso, cabe aos pais encontrar um meio de inibir sem reprimir. e principalmente evitar que as crianças vejam novelas e filmes com cenas inapropriadas… como na malhação, passione, filmes.. etc!
A criança de três anos tem curiosidade em conhecer seu corpo e o de pessoas próximas. Primeiro você deve observá-la em casa para descobrir o que está aflorando sua sexualidade e fazendo com que beije o colega. Ela viu em algum lugar, provavelmente nas novelas. Colocar de castigo não foi uma boa alternativa. Assim você pode prejudicar a vida sexual da sua filha no futuro.
A melhor maneira de lidar com o assunto é conversar com a criança. Explique que ela ainda está na idade de brincar e que tem que aproveitar essa fase. Não demonstre nervosismo, pois ela pode usar isso para te atingir em outras situaçãoes e também pode deixar de confiar em você.
As fezes e a urina são vistas pela criança como obras de arte que elas produzem (é a primeira coisa que elas conseguem fazer sozinhas!), então é normal que as crianças tenham vontade de pegar no cocô ou urinem para outra pessoa ver.
Tenha muita paciência e procure a coordenação pedagógica da escola e se informe melhor sobre o desenvolvimento da sua filha.
Atenciosamente,
Cíntia Arpini Moreira (Pós graduanda em neurociências e psicanálise aplicados à educação)
Não coloque ela de castigo! Ela vai crescer e ficar com medo de te contar as coisas…
Conversa com a sua filha, com a pedagoga da escola e com o pediatra.
A criança tem sexualidade, mas não tem genitalidade! – Na base da conversa isso pode ser resolvido…
Sua filha está descobrindo que é menina e que é diferente de um menino… Não quer dizer que eles vão transar! Quando você era pequena, você não “gostava” de meninos na escola? Então!
Conversa e não repreenda a sua filha… por isso ela está dizendo que não beijou… Agora, você também deveria acreditar na sua filha, ela deve estar com medo, ai você vai e coloca de castigo… fica do lado dela e se mostra amiga!
Eu acho que você não pode se mostrar muito aflita e nervosa com a situação, não na frente dela pelo menos.
As crianças gostam de fazer tudo aquilo que pedimos para pelo amor de deus não fazer: não falar palavrão; não brigar com o amigo, não tirar a roupa, e assim por diante.
Eu acho que nem ela sabe o que aconteceu e o que estava fazendo, são instintos.
As crianças sentem atração sexual desde bebes, mas não sabem o que é, só sabem que é uma sensação gostosa, mas nem sabem como adquiri-lá.
Peça apenas a professora da escola não os deixar sozinhos de novo.
A escola também tem que começar a preservar a individualidade e a sexualidade de cada aluna nesta idade. nada de trocarem de roupa na frente um do outro, nem irem no banheiro junto.
Acredito que o melhor a fazer é conversar na escola para encontrar uma solução e não mostrar desespero na frente dela.
Espero ter te ajudado.
Boa sorte
Ela tem apenas três anos, limita-se a imitar o que vê, não entendo o porquê de dar tanta importância a isso…e realmente a maldade está nos olhos de quem a vê.
P.S: Trocar de escola é uma decisão idiota, são crianças, estão a descobrir o mundo a seu redor, e que eu saiba existem meninos em todo o lado…
puts, deixa de ser idiota, sua fikha tem 3 anos, troca ela de escolae pronto.
com 3 anos ela fez isso porque o menino pedio ou alguem mandou, coloca outras coisas na cabeça dela.
São só crianças…..
Nem sabem o q estão fazendo.. e se isso repetir, o único jeito é troca-la de escola…
Abraço..