Gente , minha professora pediu pra por num trabalho a definição de pernada e braçada mas eu não encontro. Quando eu digo pernada falo da parte da natação, onde é a rotação da perna ! Mas eu procurei e só encontro dicas pra melhorar a pernada, não encontro a definição ! Gente, ajuda por favor!
depende do estilo que voce quer saber, eh so acrescentar esse detalhe que eu te respondo facil facil.
bjaao
PERNADA DE CRAWL.
O batimento de pernas no nado crawl é muito importante para a coordenação global do estilo já que contribui para manter uma boa posição hidrodinâmica e estabilizadora.
A ação das pernas consiste em alternar diagonalmente o varrido das pernas.
Ainda que as pernas em alguma medida se movam lateralmente durante sua trajetória, a direção principal que o faz é de cima para baixo.
O movimento diagonal está ligado à rotação dos quadris, isto é, as pernas realizam o movimento ascendente e descendente misturado com um movimento para dentro e para fora.
O movimento das pernas parte dos quadris. Na fase ascendente do batimento, a perna se dirige à superfície estendida, com os pés em extensão plantar.
Uma vez que a planta do pé atinja a superfície, o joelho se flexiona e começa a fase descendente do batimento, com uma extensão enérgica das pernas para baixo mantendo os pés em extentensão plantar.
No entanto, o movimento das pernas não é só ascendente e descendente, mas também em diagonal, o que auxilia na rotação do quadril e na estabilidade.
BRAÇADA DE CRAWL
Considerada prova mais clássica da natação, a braçada de crawl possui uma tríade.
mão dura, braço reto e perna forte.
Um estilo nestas condições não tem como ser feio, muito menos improdutivo.
Como descrição da fase aquática da braçada, temos o seguinte:
A pegada começa com o braço estendido à frente com a mão entrando na linha do prolongamento do nariz, e a mão com a palma voltada para fora num ângulo de aproximadamente 45º; em seguida há o agarre, com uma ligeira flexão do cotovelo para fora.
Neste momento, se inicia a fase de propulsão da braçada com a mão passando por baixo do rosto e peito, com o cotovelo chegando no ponto máximo de flexão e o movimento passará então de uma puxada, para uma empurrada.
Há neste ponto uma grande perda de potência, pois esta troca rápida de puxão para empurrão não é natural para o ser humano, portanto o atleta/aluno deve ficar atento para minimizar ao máximo este problema.
Passada esta fase de transição, o braço será cada vez mais estendido e deverá ser cada vez mais acelerado, pois é a aceleração que gerará a potência necessária para um maior deslocamento do corpo, terminando então com a mão finalizando o movimento junto à coxa e iniciando a recuperação.
Pontos importantes da braçada:
1 – O estilo deve ser alongado e firme;
2 – Existe um rolamento natural do corpo como no nado costas;
3 – As mãos devem estar sempre firmes com os dedos fechados;
4 – As mãos devem passar sob o corpo na fase de propulsão e não ao lado dele, para conseguir o máximo de força na braçada;
5 – Do início ao fim, o aluno deve buscar a aceleração constante da braçada;
6 – A finalização é a parte mais forte e rápida da braçada;
Eu ficaria muito feliz em lhe ajudar, no entanto não consigo. Quem sabe da próxima.
http://www.youtube.com/watch?v=bR_fuR7c2Ik